Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Sidão: prêmio de Craque do Jogo e a ausência de empatia do telespectador

Sidão: prêmio de Craque do Jogo e a ausência de empatia do telespectador

Por Pedro Alvarez – Fala! Cásper Líbero

No último domingo (12), Santos e Vasco disputaram uma partida válida pela quarta rodada do Brasileirão. No jogo em questão, a equipe santista venceu pelo placar de 3 a 0, com gols de Diego Pituca, Rodrygo e Soteldo. Entretanto, a partida ficou marcada por outro personagem, o goleiro Sidão.

Sidão atravessa uma má fase, com algumas falhas em jogos importantes pelo São Paulo, saída conturbada do Goiás após dizer que ir para o clube goiano era retrocesso em sua carreira e muitas críticas de torcedores.

Contra o Santos, Sidão fazia sua estreia pelo Vasco, porém começou com o pé esquerdo, falhando em dois dos gols do meninos da vila. Tal acontecimento não geraria tamanha repercussão, não fosse pela premiação de Craque do Jogo realizada pela Rede Globo através de uma votação pela internet. O motivo dessa premiação causar tanto furdunço é simples: Sidão venceu o prêmio com cerca de 90% dos votos, resultado que é claramente um deboche.

Como se não pudesse ficar pior, além da falta de respeito dos internautas ao humilharem Sidão com o deboche, a Rede Globo decidiu seguir adiante com prêmio, causando uma das cenas mais constrangedoras do futebol brasileiro. O goleiro cruzmaltino claramente triste e se sentindo humilhado pediu desculpas pela atuação, enquanto a repórter Júlia Guimarães manteve o profissionalismo e, por ordem de superiores, entregou o prêmio.

Esse prêmio diz muito sobre a falta de empatia do ser humano. Sidão é um profissional, estava ali fazendo seu trabalho, tentando fazer sua melhor atuação possível. O fato de ele ter falhado não dá o direito dos outros de o humilhar, de usar um prêmio que a priori bonifica jogadores com boa atuação para diminuí-lo, tirar sarro. Foi uma situação constrangedora para o goleiro, para a repórter e para qualquer espectador com bom senso e o mínimo de respeito e empatia.


A Rede Globo se pronunciou lamentando o ocorrido e afirmando já alterou o modo que a premiação ocorrerá: “O público seguirá tendo voz através das enquetes na página globoesporte.com/craque, agora em companhia dos comentaristas da TV Globo, que terão direito a voto”. Que ao menos o acontecimento sirva para isso, mudar. Mudar a forma como agimos perante o próximo e para que aprendamos a respeitar e não humilhar os outros, principalmente quando estão trabalhando e se dedicando.

O futebol é um espaço para apoiar, amar, fortalecer e apoiar. Humilhar e ironizar é algo totalmente repudiável, não há respaldo para tal atitude. Ao Sidão, que ele melhore e dê a volta por cima.

0 Comentários