A cantora colombiana Shakira está sendo investigada por sonegar impostos e soma 14 milhões de euros em dívidas

O El País publicou ontem (9) que Shakira está sob investigação de autoridades espanholas pela sonegação de 14,5 milhões de euros (90 milhões de reais). A quantia é referente aos anos 2012 a 2014. O Ministério Público espanhol abriu processo e a estrela terá que responder por seis crimes fiscais.
A dossiê publicado pelo jornal espanhol ainda afirma que a artista colombiana distribuiu esse dinheiro entre 14 empresas-fantasma, baseadas em paraísos fiscais como as Ilhas Caymã e Ilhas Virgens.
A responsável pela investigação é a inspetora Susana C. e, de acordo com o seu trabalho, as empresas não teriam nenhum funcionário ou material, de modo que só servem para esconder os milhões da cantora.
Não é a primeira vez que Shakira é acusada de sonegar impostos. Em 2011, a colombiana teve que pagar 24 milhões de euros à Espanha.
Para pagar impostos de renda e residência lá, é necessário morar mais de 184 dias no país. No ano passado, a artista concedeu um depoimento à Justiça em relação aos valores multimilionários que devia ao governo. Na época, ela alegou que não morava na Espanha, portanto não precisaria pagar.
No entanto, de acordo com o dessiê do El País, a cantora permaneceu 246 dias no país em 2012; no ano seguinte, foram 210 dias; já em 2014, ela acumulou 243 dias no território espanhol, sendo na Catalunha ou não. Conforme o diário, a colombiana deixou de pagar 6,1 milhões de euros em 2012, 3,6 milhões de euros em 2013 e mais 4,1 milhões de euros em 2014, e mais os juros e correções, o que totalizam os 14,5 milhões de euros devidos.
Apesar da comprovação de seus crimes, fãs brasileiros defendem a maior musicista da América Latina no Twitter:
______________________________________
Por Domitilla Mariotti / Redação Fala!