Ontem foi o último dia da SAGA (Semana Aberta de Gestão Ambiental) 2016, e nós fomos até a EACH – USP para conversar com a organização do evento e alguns palestrantes.
As discussões colocadas em pauta eram em torno do tema “Cidades Sustentáveis”, o que engloba uma infinidade de questões, como a alimentação, a arquitetura ou o meio de transporte utilizado na cidade.
O professor Gustavo Massola, do Instituto de Psicologia da USP, era um dos palestrantes da SAGA, e o seu papel foi apresentar aos alunos e alunas o papel da psicologia ambiental.
Segundo Gustavo, a área é pouco conhecida e totalmente interdisciplinar, sendo estudada por arquitetos, geógrafos ou agrônomos, além, é claro, da psicologia. Gustavo ainda afirma que a psicologia ambiental surge na época da segunda guerra mundial, com a preocupação na construção de cidades, a partir do estudo de arquitetos e urbanistas, e não de psicólogos.
Também conversamos com o palestrante Jonas Lessa, que se formou em Gestão Ambiental este ano pela EACH.
Jonas é empreendedor social e co-fundador da empresa Retalhar, que funciona como um negócio social de gestão de resíduos têxteis. Em sua palestra, apresentou como funciona a empresa, os trabalhos que já realizaram com ONG’s e grandes empresas, assim como as dificuldades, as estratégias e, principalmente, a ideologia que o modelo de negócio social executa em paralelo ao lucro que uma empresa deve ter.
Clique AQUI e acesse o site oficial da empresa Retalhar.



Por: Marcelo Gasperin – Fala! Universidades
1 Comentário
As palestras serao divididas em duas por dia, e tratarao de temas como “Gestao de Residuos de Servicos de Saude”; “Agua, Animais e Florestas”; “Geoprocessamento Aplicado a Analise Ambiental”, entre outros.