Home / Colunas / Salve a Ilha do Mel!

Salve a Ilha do Mel!

Por Leticia Ventura – Fala!Anhembi
Você já ouviu falar na Ilha do Mel? Um lugar paradisíaco, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Localizada no Paraná, a ilha não é de fácil acesso e tem visitações restritas, em uma tentativa de preservar o local ao máximo. Sob proteção ambiental, conta com uma parte da Mata Atlântica compondo suas paisagens, mas só temos 7% dela preservada… Parece inacreditável pensar que a mata foi praticamente toda desmatada, e são lamentáveis as dificuldades em preservar o pouco que ainda existe.

Em 2018, tomou forma um projeto para a construção de um porto privado em frente à Ilha do Mel. Mais de 70 artistas se uniram para fazer barulho e tentar parar esse projeto, dentre eles Letícia Sabatella, Leandro Daniel, Katiuscia Canoro, entre outros globais,  os quais participaram da música “Salve a Ilha do Mel”.

Juntamente com o projeto desse porto, haveria mais construções locais, contando com estradas que causariam desmatamento e destruição de biomas que já sofrem ameaça de extinção.

Com a repercussão que as coisas tiveram, já foram mais de 150 mil emails pressionando a desistência dessa proposta. Um dos maiores questionamentos frente a essa construção é a falha de um sistema que considera investir milhões na destruição de um lugar protegido, tirando a população local de lá, expulsando quem vive do mar e tira seu sustento do que a natureza fornece. O reflexo disso tudo são problemas portuários, poluição, etc. O investimento poderia ser visado para beneficio do povo da Ilha do Mel, mas nem tudo é um mar de rosas, já que aparentemente isso não traria lucro aos maiores interessados no porto.

Para conhecer melhor o projeto e apoiar a causa, acesse o site.

As coisas são muito mais do que parecem ser – se não beneficia quem interessa, ainda mais em ano eleitoral, quem sempre acaba sofrendo é o povo, principalmente o povo que ninguém consegue escutar, vozes abafadas por outras que são ditas como “mais importantes” ou poderosas. Não podemos deixar isso acontecer. Caiçaras, indígenas, ribeirinhos, todo o povo local merece seu lugar preservado, ter a paz de viver onde sempre estiveram, no lugar que sempre cuidaram e respeitaram.

Confira também

Humor: Os Melhores Memes do Debate da RedeTV

O segundo debate entre presidenciáveis foi organizado pela RedeTV, e nós aqui seguimos dando prosseguimento ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *