Por Leticia Ventura – Fala!Anhembi
Em 2018, tomou forma um projeto para a construção de um porto privado em frente à Ilha do Mel. Mais de 70 artistas se uniram para fazer barulho e tentar parar esse projeto, dentre eles Letícia Sabatella, Leandro Daniel, Katiuscia Canoro, entre outros globais, os quais participaram da música “Salve a Ilha do Mel”.
Juntamente com o projeto desse porto, haveria mais construções locais, contando com estradas que causariam desmatamento e destruição de biomas que já sofrem ameaça de extinção.
Com a repercussão que as coisas tiveram, já foram mais de 150 mil emails pressionando a desistência dessa proposta. Um dos maiores questionamentos frente a essa construção é a falha de um sistema que considera investir milhões na destruição de um lugar protegido, tirando a população local de lá, expulsando quem vive do mar e tira seu sustento do que a natureza fornece. O reflexo disso tudo são problemas portuários, poluição, etc. O investimento poderia ser visado para beneficio do povo da Ilha do Mel, mas nem tudo é um mar de rosas, já que aparentemente isso não traria lucro aos maiores interessados no porto.
As coisas são muito mais do que parecem ser – se não beneficia quem interessa, ainda mais em ano eleitoral, quem sempre acaba sofrendo é o povo, principalmente o povo que ninguém consegue escutar, vozes abafadas por outras que são ditas como “mais importantes” ou poderosas. Não podemos deixar isso acontecer. Caiçaras, indígenas, ribeirinhos, todo o povo local merece seu lugar preservado, ter a paz de viver onde sempre estiveram, no lugar que sempre cuidaram e respeitaram.
0 Comentários