Saiba tudo sobre as falsas aplicações da vacina contra a Covid-19
Menu & Busca
Saiba tudo sobre as falsas aplicações da vacina contra a Covid-19

Saiba tudo sobre as falsas aplicações da vacina contra a Covid-19

Home > Lifestyle > Saúde > Saiba tudo sobre as falsas aplicações da vacina contra a Covid-19

As falsas aplicações da vacina contra a Covid-19 estão obtendo muita repercussão, por ter se tornado um fato corriqueiro no Brasil, apesar da vacinação ser muito necessária. No país, a imunização se iniciou em janeiro, mas ainda há o fato ilegal de enfermeiros nos postos de saúde forjarem a injeção do líquido da vacina. 

vacina da Covid-19
Vacina da Covid-19. | Foto: Poder 360.

Casos relevantes de falsas aplicações da vacina

A falsa aplicação da vacina contra a Covid-19 está ocorrendo principalmente em idosos, por ser um dos grupos prioritários. Além disso, diversos casos já foram notados em muitos locais, como Niterói, Vinhedo, Macapá e Dracena.

Niterói (RJ)

Niterói foi o primeiro caso a ser relatado da falsa aplicação. Um idoso foi ao posto de vacinação, entretanto, a enfermeira inseriu a seringa, porém não injetou o líquido. A família notou o que havia acontecido e, com isso, a enfermeira foi afastada e o idoso foi devidamente vacinado em casa. 

Vinhedo (SP)

No dia 25 de março, a idosa Liliam Halabi, de 73 anos, foi ao posto de vacinação e, somente após chegar em casa, a filha da senhora, que havia gravado um vídeo, percebeu a falsa aplicação da vacina contra o coronavírus. Então, a família fez um boletim de ocorrência.

Um vereador da cidade, que recebeu o vídeo gravado, foi ao local e encontrou uma seringa com o líquido da vacina descartada. A prefeitura realizou um processo administrativo para investigar o acontecido.

Macapá (AP)

Na Zona Sul de Macapá, no dia 2 de abril, uma idosa de 64 anos tentou ser vacinada contra a Covid-19. No entanto, um de seus parentes notou que a técnica de enfermagem não havia retirado o líquido do equipamento. Após a reclamação feita por um dos familiares, a profissional aplicou corretamente a dose. 

Um vídeo realizado por um dos parentes demonstrou esse ato e, além disso, a responsável pelo ocorrido afirmou que o equipamento havia travado e ela tinha ficado nervosa, segundo o prefeito da cidade.

Dracena (SP)

As vacinas vencidas foram injetadas em 80 pessoas na cidade de Dracena, em São Paulo, nos dias 14 e 15 de abril. As doses pertenciam ao imunizante da Oxford-AstraZeneca, entretanto, a Secretária da Saúde afirmou que não há motivo para pânico e que os indivíduos prejudicados tomaram as vacinas corretamente em até um mês. 

covid-19
Vacina da Oxford-AstraZeneca. | Foto: Correio do Povo.

A resposta dos estados e autoridades da saúde sobre as falsas aplicações da vacina

O Ministério Público de alguns estados que evidenciou esse fato, como em Goiás, já está investigando essas denúncias. As autoridades da saúde afirmam que são apenas alguns casos isolados e que os vídeos gravados na hora da vacinação serão provas para a investigação. 

A precaução 

Por ter acontecido várias situações em que houve falsas aplicações da vacina contra Covid-19, muitas pessoas já estão filmando os parentes na hora da vacinação para perceber isso.

O infectologista Alexandre Naime, em uma entrevista para o veículo O Globo, afirmou que ficar atento no momento da aplicação é essencial, verificando o rótulo da vacina, a data de vencimento e notando se o líquido foi injetado corretamente.

​_________________________________
Por Camilla Guerreiro – Fala! Cásper

Tags mais acessadas