Saiba tudo sobre a possível volta do Campeonato Mineiro
Menu & Busca
Saiba tudo sobre a possível volta do Campeonato Mineiro

Saiba tudo sobre a possível volta do Campeonato Mineiro

Home > Notícias > Esporte > Saiba tudo sobre a possível volta do Campeonato Mineiro

Data para retorno do Campeonato Mineiro foi estabelecida após reunião entre Federação Mineira de Futebol e os 12 clubes do Módulo I

Os mineiros já podem comemorar. Após quatro meses de paralisação em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, o Campeonato Mineiro 2020 já tem data prevista para retornar: a bola volta a rolar em campo no dia 26 de julho.

Em uma reunião feita por videoconferência com a FMF no dia sete de julho, os 12 clubes do Módulo I, exceto o Tupynambás e Villa Nova-MG, votaram a favor da decisão e a notícia foi divulgada no mesmo dia. 

A Secretaria de Saúde do Estado de Minas (SSE – MG) permitiu que as competições esportivas voltem desde que sigam os protocolos médicos/sanitários, desta forma, os jogos passarão por uma série de preparações, para que ocorram de forma segura. Entre elas, podemos citar a testagem dos atletas, portões fechados, a concentração da equipe com no máximo 40 atletas e viagens para a sede dos jogos com 48 horas de antecedência.

Além disso, foi estabelecido um prazo de indicação dos locais das partidas pelos clubes, entretanto, Belo Horizonte, assim como outras prefeituras, possui uma postura negativa em relação à abertura dos estádios Mineirão e Independência, deixando em aberto, portanto, a sede da 10ª rodada do Campeonato Mineiro.

Em nota, a prefeitura da capital mineira declarou:

Ainda não é possível determinar o que acontecerá no dia 26 de julho. Se o pedido fosse para retorno imediato do Campeonato Mineiro, a Secretaria não iria autorizar, pois o atual momento da pandemia na capital mostra uma curva ascendente de casos e óbitos pela Covid-19. 

Campeonato Mineiro
Campeonato Mineiro retorna em julho. | Foto: Reprodução.

Retorno do Campeonato Mineiro

Ficou decidido que serão disputadas as duas últimas rodadas (10ª e 11ª) nos dias 26 e 29 de julho, assim como as semis que seguirão no esquema de ida e volta, em 2 e 5 de agosto, no entanto, as datas da grande final só serão decididas no dia 6 de agosto em uma reunião entre a Federação Mineira de Futebol e as equipes finalistas.

É importante ressaltar que uma nova regra entrará em vigor na competição estadual, bem como em outras no restante do mundo, onde o técnico poderá fazer somente cinco substituições no decorrer das partidas até o final do campeonato, parando o jogo apenas três vezes para tal ação. 

A preparação dos clubes para a retomada dos confrontos será feita seguindo todos os protocolos sanitários e de saúde estabelecidos pelo Estado e pela Confederação Brasileira de Futebol, ademais, os clubes que não possuírem a capacidade de treinar em seus municípios, serão encaminhados para outras cidades estruturadas, a fim de que retomem suas atividades.

O empecilho que algumas equipes enfrentam é a falta de um elenco completo, o Patrocinense, por exemplo, terá que montar um grupo com novos jogadores, já que os outros foram dispensados, assim como os Tupynambás, que passa pela mesma situação. 

futebol mineiro
Campeonato Mineiro passará por adequações antes de seu retorno. | Foto: Reprodução.

Clubes pedem adiamento de campeonato

Como já mencionado no início da matéria, os clubes Tupynambás e Villa Nova – MG se abstiveram de votar em relação à volta do campeonato, os dois times possuem uma postura contrária ao que foi decidido e chegaram até a entrar com ações que pediam o adiamento do retorno do torneio e a suspensão do rebaixamento em 2020.

Ambos alegam que a pandemia causada pelo novo coronavírus tornou inviável a retomada da competição, em relação às áreas da saúde pública e financeira. No entanto, as liminares foram negadas pelo TJD-MG, mantendo, assim, a decisão que antes fora anunciada.

O Estado de Minas Gerais conta com mais de 90 mil infectados pela Covid-19, porém, profissionais habilitados e competentes, que elaboraram os protocolos para a retomada do Estadual, acreditam que é viável seguir com a competição.

A FMF alega que se não for possível realizar as partidas nas datas estabelecidas, serão marcadas novas datas para que o Campeonato Mineiro 2020 seja concluído.

Desta forma, o calendário do retorno do Campeonato Mineiro 2020 está assim:

taça campeonato mineiro
Confira o novo calendário do Campeonato Mineiro. | Foto: Reprodução.

Calendário Campeonato Mineiro 2020

10ª Rodada (26/07):                

  •  Parque do Sabiá, 10h – UEC X VNO
  • Municipal Juiz de Fora, 16h – TPY X CAL
  • Independência, 16h – AMG X CAM 
  • Pedro Alves do Nascimento, 16h – PAT X BOA 
  • (Sem local definido), 17h – COI X TOM
  • Mineirão, 19h – CRU X URT

11ª Rodada (29/07):

Semifinais:

  • Ida (02/08)
  • Volta (05/08)

Finais

Dois jogos – datas serão decididas em nova reunião.

___________________________
Por Samira Paiva – Fala! Cásper

Tags mais acessadas