Saiba quais são os cinco melhores filmes do cinema britânico
Menu & Busca
Saiba quais são os cinco melhores filmes do cinema britânico

Saiba quais são os cinco melhores filmes do cinema britânico

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Saiba quais são os cinco melhores filmes do cinema britânico

Quando pensamos em filmes falados em inglês, pensamos diretamente nos EUA, nos esquecendo de que o Reino Unido também possui produções de altíssima qualidade.

Terra-mãe de astros, como Charlie Chaplin e Alfred Hitchcock, trata-se do 4º maior mercado cinematográfico do mundo, de acordo com a MPAA (Motion Picture Association of America). Com isso, confira os cinco melhores filmes britânicos.

Melhores filmes britânicos

1. Quatro Casamentos e um Funeral (1994)

Essa comédia romântica de Mike Newell se desenvolve quando Charles (Hugh Grant) se apaixona por Carrie (Andie MacDowell) no casamento de seu amigo. Após uma noite, ela retorna para os EUA. Porém, a situação deles acaba se esclarecendo após três casamentos e um funeral.

A obra conquistou um total de dez prêmios, incluindo um Globo de Ouro para Hugh Grant.  

2. Doutor Jivago (1965)

Dirigido por David Lean, o filme é baseado no romance de Boris Pasternak e conta a história do Dr. Jivago (Omar Sharif), um médico e poeta que, inicialmente, apoia a Revolução Russa, mas acaba se desiludindo. Enquanto isso, Jivago precisa decidir entre dois amores: a plebeia Lara ou sua esposa Tania.

A produção venceu cinco Oscares em 1966, e foi indicado a outros seis.        

3. Trainspotting (1996)

Baseado no livro homônimo de Irvine Welsh, esse filme do diretor Danny Boyle narra a vida de Mark Renton (interpretado por Ewan McGregor). Mark tem amigos estranhos, e todos tentam superar o desemprego, relacionamentos e as drogas.

Trainspotting recebeu 15 prêmios, incluindo um BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado. 

4. Eu, Daniel Blake (2016)

Estrelado por Dave Johns, Eu, Daniel Blake é um filme dramático dirigido por Ken Loach, e conta a história de Daniel Blake, um homem que, após sofrer uma parada cardíaca, se afasta de seu emprego. Assim, busca conseguir ajuda de um governo cuja burocracia o dificulta.

Em meio à loucura, Daniel conhece Katie (Hayley Squires), uma mãe solteira na mesma situação, com quem desenvolve uma forte amizade.

A obra foi premiada com a Palma de Ouro do Festival de Cannes de 2016. 

5. Lawrence da Arábia (1962) 

Em mais um filme de David Lean nessa lista, o oficial britânico T. E. Lawrence (interpretado por Peter O’Toole) é enviado à Arábia para encontrar o príncipe Faisal e servir de ligação entre árabes e ingleses na luta contra os turcos.

Com a ajuda de Ali, um xerife nativo, Lawrence se rebela contra os seus superiores e enfrenta o deserto para atacar o inimigo. 

A obra venceu sete Oscares, incluindo o de Melhor Filme. 

_____________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas