Saiba quais são as melhores formas de tratar os lábios secos
Menu & Busca
Saiba quais são as melhores formas de tratar os lábios secos

Saiba quais são as melhores formas de tratar os lábios secos

Home > Lifestyle > Saúde > Saiba quais são as melhores formas de tratar os lábios secos

Com a chegada do inverno, a pele necessita de um cuidado extra, em especial a região da boca, que é mais delicada por não produzir sebo. As baixas temperaturas, o clima seco e até os banhos mais quentes deixam todo o corpo propenso ao ressecamento. É muito comum, nesta época, ver pessoas reclamando de lábios secos – uma sensação que pode ser bastante incômoda. No entanto, para muitos casos, a solução é bem simples: hidratação. 

como evitar lábios secos
Saiba quais são as melhores formas de tratar os lábios secos. | Foto: Reprodução.

Como tratar os lábios secos

Hidratação

Utilizar diariamente batons, protetores labiais, manteiga de cacau e até algumas pomadas específicas, como Bepantol, ajuda a hidratar e proteger os lábios, o que evita a descamação e as fissuras (rachaduras nos lábios).

Segundo o site da Academia Americana de Dermatologia (AAD), ingredientes como ceramidas, manteiga de karité e óleo de rícino são ótimas opções para uma boa hidratação labial. Outra dica da AAD é hidratar de dentro para fora, ou seja, beber água, o que é bom não só para a hidratação dos lábios, mas de todo o corpo. A Academia também aconselha evitar ações como morder ou passar a língua nos lábios, que podem irritar e machucar ainda mais o local, e a saliva pode piorar o ressecamento da região.

Esfoliação

Esfoliar os lábios uma vez por semana antes de hidratar também é um bom hábito, já que elimina as células mortas e deixa a região mais suave. Por ser um local sensível, é recomendado que esfoliantes corporais – que são mais abrasivos – não sejam usados na face e nos lábios.

Muitas receitas naturais e caseiras, feitas à base de mel e açúcar são indicadas por internautas e influenciadores digitais por promoverem uma esfoliação mais delicada. É importante ressaltar que a esfoliação é apenas um complemento da hidratação, esta, sim, é a resposta para a maioria dos problemas de lábios secos e rachados. 

Muitos produtos podem ser facilmente encontrados em farmácias, com preços que variam de acordo com ingredientes, marcas e funções extra, como proteção solar. Escolhas à parte, o importante é utilizar um produto adequado para os lábios que proteja e hidrate a região, e beber bastante água. 

__________________________________
Por Caroline Névoa – Fala! PUC – Rio

Tags mais acessadas