Saiba como se dar bem na primeira entrevista de emprego Saiba como se dar bem na primeira entrevista de emprego
Menu & Busca
Saiba como se dar bem na primeira entrevista de emprego

Saiba como se dar bem na primeira entrevista de emprego

Home > Notícias > Mercado > Saiba como se dar bem na primeira entrevista de emprego

Estude a empresa, pense nos seus pontos fortes e fracos, seja você mesmo e mostre os principais resultados. Se você quer aprender como se dar bem na primeira entrevista de emprego, essas são algumas dicas essenciais para ajudá-lo neste momento tão complicado e desafiador. Mas não é só isso.

Neste artigo, vamos listar as orientações mais importantes para um candidato de qualquer área. Quer ter sucesso em sua primeira entrevista de emprego? Então, não perca mais tempo. Assim, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas. 

emprego
Saiba como se dar bem na primeira entrevista de emprego. | Foto: Reprodução.

Dicas para se dar bem na primeira entrevista de emprego

Cuide do vestuário 

Vamos iniciar as nossas dicas falando do vestuário. Ele é muito importante em qualquer entrevista de emprego. Engana-se quem pensa que apostar em uma calça jeans e camiseta é sinônimo de sucesso. Claro que isso é muito importante, mas um bom candidato deve pensar fora da caixa. 

Então, uma dica interessante é ir para a entrevista de emprego como se fosse para o seu primeiro dia de trabalho. Para descobrir o vestuário mais indicado, recomendamos conversar com os colaboradores da organização ou com a pessoa responsável pelo processo seletivo. Assim, terá mais chances de sucesso.

Se você estiver em dúvida, use uma roupa mais social. Se o ambiente não é tão formal, basta tirar a gravata e o paletó, além de dobrar a manga da camisa. 

O look para a entrevista de emprego não deve ser a única preocupação das mulheres. Portanto, os cuidados com cabelos e unhas também merecem uma atenção especial. 

Monitore a linguagem verbal 

Uma boa linguagem verbal é essencial em uma entrevista de emprego. Aqui, você deve evitar erros de português e gírias. Dessa maneira, para brilhar os olhos do recrutador, seja objetivo e fale somente quando a sua opinião for solicitada. 

Valorize as suas experiências 

Uma das grandes dificuldades dos candidatos em um processo seletivo é listar as experiências profissionais. Logo, o maior desafio é quando eles ainda não atuaram em nenhuma empresa.

Com isso, para lidar com essa situação da melhor forma, valorize as experiências mais importantes da sua vida, como um estágio, intercâmbio e trabalho voluntário. Vale citar ainda os projetos da escola ou faculdade, curso de férias, presenças em congressos e seminários

Estude para o processo seletivo 

Você não precisa ter uma bola de cristal para descobrir alguns questionamentos que podem ser feitos pelo recrutador. Dessa forma, veja, abaixo, as perguntas que são mais comuns em uma entrevista de emprego:

  • Você pode falar um pouco sobre você?
  • Como você ficou sabendo da vaga?
  • O que você sabe sobre a empresa?
  • Por que você quer este trabalho?
  • Por que devemos contratar você?
  • Onde você se vê daqui a cinco anos?

É fundamental deixar claro que o candidato deve responder esses questionamentos com naturalidade e sem mentiras. Caso contrário, poderá ser eliminado do processo seletivo. 

Dica bônus sobre uma entrevista de emprego

Em grande parte dos casos, o perfil comportamental é mais importante do que as competências técnicas ou a capacidade intelectual. Assim, uma pessoa introvertida, por exemplo, pode ter dificuldades para lidar com atendimento ao cliente. Já um profissional extrovertido, pode encontrar obstáculos para lidar com projetos que exigem bastante concentração. 

Por isso, não tente criar um perfil que não existe. Provavelmente, uma informação falsa poderá trazer problemas muito mais rápido do que imagina. 

Percebeu que a primeira entrevista não é um bicho de sete cabeças? Salve as nossas dicas em um bloco de notas ou em seu celular. Sendo assim, você poderá revisá-las com frequência, antes do grande dia. 

Após descobrir como se dar bem na primeira entrevista de emprego, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que ajudam em seu sucesso profissional.

_________________________________
Por Diego Andrade – Fala! Senac

Tags mais acessadas