Saiba como cuidar de unhas frágeis
Menu & Busca
Saiba como cuidar de unhas frágeis

Saiba como cuidar de unhas frágeis

Home > Lifestyle > Saúde > Saiba como cuidar de unhas frágeis

É comum a falta de atenção direcionada para as unhas, afinal, com tantos afazeres, acabam passando despercebidas. Porém, ao mostrar fraqueza, quebrar-se muito fácil, apresentar tons arroxeados, nossas unhas podem estar demonstrando sinais de problemas de saúde, podendo ter diversas causas importantes, como anemia, má circulação ou até mesmo doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

O ato de roer unha, usar esmalte constantemente, pode afetar o desempenho, como também, a identificação, escondendo os sintomas que não mostram só a ausência de cálcio, podendo sinalizar carência de outras vitaminas.

A falta de ferro e selênio no organismo deixa as unhas frágeis. Carência de zinco também deixa as unhas quebradiças e com manchas esbranquiçadas. Logo, ao identificar a fonte dos problemas, o ideal seria a procura rápida de um dermatologista, porém, em casos mais leves, é possível arrumar uma solução caseira, em caso de não disponibilidade imediata dermatológica.

unhas
Unhas frágeis. | Foto: Reprodução.

Como cuidar de unhas frágeis

Alimentação

Uma dieta equilibrada é a chave de muitos problemas, e não é diferente nesse caso. Ovos, peixes e combinação de frutas e verduras, os queridinhos dos nutricionistas, são realmente essenciais para uma vida saudável.

Especificamente, para as unhas, selênio, zinco e ferro podem ser encontrados em diversos tipos de alimentos:

  • Selênio: tem como a principal fonte a castanha do Pará. Duas unidades diárias fornecem a quantidade adequada do micronutriente. Também é encontrado em lagostas e caranguejos.
  • Zinco: carnes vermelhas, amêndoas, frutos do mar, feijão, chocolate amargo, uma longa lista de grãos, frangos e ovos.
  • Ferro: carnes, feijão, beterraba.

Com isso, temos uma prevalência de grãos, verduras, frutos do mar e carnes, variada para diversos gostos e dietas.

Hidratação

O mercado de cosméticos oferece produtos para ajudar as unhas, conhecidos como fortalecedores. Tanto esse tipo de produto quanto os óleos específicos ajudam a nutrir a região, sendo que eles devem ser usados diariamente sobre as unhas limpas e sem esmalte.

Casco de tartaruga, casco de cavalo, são bases comumente usadas para fortalecer as unhas quebradiças que estão escamando ou finas, hidratando as cutículas e auxiliando no crescimento saudável. Podem ser usados antes de esmaltar ou como base incolor.

Para completar, opte por removedores de esmaltes sem acetona, evitando uma agressividade maior com a unha já fragilizada.

___________________________________
Por Bianca Viana – Fala! Faculdade Mauricio de Nassau – PE

Tags mais acessadas