Saiba como anda a Copa Libertadores de 2021
Menu & Busca
Saiba como anda a Copa Libertadores de 2021

Saiba como anda a Copa Libertadores de 2021

Home > Notícias > Esporte > Saiba como anda a Copa Libertadores de 2021

Veja tudo o que você precisa saber sobre a Libertadores até agora

Libertadores
Libertadores 2021. | Foto: Reprodução.

A taça Libertadores da América é o principal campeonato e o mais importante no continente da América do Sul. Organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) desde 1960, a competição tem grande peso internacionalmente, sendo comparada com a Liga dos Campeões da Uefa.

Como foi o início da Libertadores nesta edição de 2021?

Diante da pandemia em que estamos vivendo por conta da Covid-19, o campeonato enfrentou diversas dificuldades para ter sua estreia, assim como ocorreu na edição passada, que terminou no dia 30 de janeiro de 2021. Isso nos mostra o quanto foi conturbada a Libertadores de 2020 por conta de limitações e atrasos pela quarentena.

Ainda que houvesse dificuldades para realizar o torneio, principalmente pela união e mistura de diversos clubes residentes de países no continente sul-americano, a copa está sendo realizada e teve seu início no dia 23 de fevereiro, com prazo de término no dia 20 de novembro.

Veja o que aconteceu na Pré-Libertadores

A Pré-Libertadores é realizada da seguinte forma: são realizadas três fases onde são disputadas partidas de ida e volta, para que, assim, possam avançar para a seguinte etapa. Na primeira fase desta edição, tivemos o confronto entre 6 times, e classificaram-se para a segunda fase três deles (Guaraní-PAR, Caracas e Universidad de Quito).

Na segunda fase, 16 times disputam entre si e apenas 8 deles se classificam para a terceira e última fase. Os oito times que conseguiram o acesso foram os seguintes: Grêmio, Independiente del Valle, Santos, Libertad, Atlético Nacional, Bolívar, Junior Barranquilla e San Lorenzo.

Chegando a terceira e finalmente última fase, estes 8 times classificados se enfrentam e apenas 4 se classificam para a fase de grupos. Os 4 times que conseguiram o acesso à fase de grupos foram: Santos, Independiente del Valle, Junior Barranquilla e Atlético Nacional.

Tivemos, também, como grande surpresa para muitos, a desclassificação do Grêmio para o Independiente del Valle, no placar de 4 x 2 (acumulando os resultados de ida e volta). Com este feito, o time gaúcho se tornou o quarto time brasileiro a ser desclassificado na Pré-Libertadores e teve a sua primeira desclassificação na história da copa, antes mesmo de ir para a fase de grupos.

Libertadores 2021
Desclassificação do Grêmio. | Foto: Reprodução.

Com o pré-campeonato encaminhado, como ficou a fase de grupos?

No dia 9 de abril, foi realizado o sorteio dos oito grupos, mesmo sem estarem decididos os times que se classificariam da pré-Libertadores. A partir do momento em que houve a decisão dos jogos finais na terceira fase da pré, os times já ingressaram em seus devidos grupos. Portanto, veja como ficaram os grupos: 

grupos libertadores
Grupos da Libertadores. | Foto: Reprodução.

Nos grupos A, C, D e F (de ordem respectiva), foram adicionados os times Independente del Valle, Santos, Junior Barranquilla e Atlético Nacional. Analisando a fase de grupos, podemos destacar alguns grupos mais “competitivos”, acredito que não exista de fato um “grupo da morte”. No entanto, destaco os grupos G, D e A como os mais competitivos, onde os times brasileiros terão grandes jogos contra bons adversários.

Esta semana, a partir de terça-feira (27), iniciaram-se os jogos da segunda rodada na fase de grupos da Liberta. É muito cedo ainda para fazer uma análise mais complexa sobre os grupos, mas não podemos deixar de enaltecer o desempenho dos times brasileiros até agora.

O Palmeiras, dono da última taça na edição passada, encontra-se com 100% de aproveitamento em seus dois jogos, sendo eles uma goleada contra o Independiente del Valle no placar de 5×0, no jogo realizado terça-feira (27). O destaque da partida foi o atacante Rony, responsável por dois gols. O atacante adora brilhar na Libertadores, não é mesmo?

rony
Rony é um dos destaques do Palmeiras. | Foto: Reprodução.

Já o Internacional, situa-se em um dos grupos mais disputados até o momento, o time gaúcho possui três pontos em 2 jogos e conquistou ontem a primeira vitória em cima do Deportivo Táchira, em uma goleada de 4×0. Destaque do jogo para o zagueiro argentino Víctor Cuesta, que fez um gol e deu uma assistência. Vale lembrar que no grupo do colorado, três times estão empatados com 3 pontos até agora, e o humilde time boliviano Always Ready teve a chance de conquistar sua segunda vitória na partida de quarta-feira (28) contra o Olimpia, mas perdeu por 2×1.

libertadores campeonato
Víctor Cuesta chama a atenção no futebol. | Foto: Reprodução.

O Peixe já não se encontra em uma situação tão favorável, o clube da baixada santista ainda não pontuou em seus dois jogos pela fase de grupos. Com limitações no elenco, a venda do belo jogador Soteldo e um treinador não estável, nos mostra que o Santos passa por uma fase delicada e precisa ter cuidado para não ficar de fora da classificação para as oitavas de final. Terça-feira (27), sofreu a derrota de 2×0 contra o gigante clube argentino e líder do grupo, Boca Juniors. Destaque da partida para o Carlitos Tévez, que distribuiu uma assistência e fez o primeiro gol para o Boca.

Carlitos Tévez fez uma grande partida. | Foto: Reprodução.

O grupo do tricolor carioca também está em uma situação bem acirrada, os 4 times empataram na primeira rodada e possuem apenas 1 ponto cada um. O empate do Fluminense contra o River Plate na primeira rodada (22) teve um gostinho de vitória e, quarta-feira (28), o time teve a oportunidade de garantir seus primeiros três pontos jogando contra o Santa Fé, às 21h no horário de Brasília. No fim, o carioca venceu o jogo por 2×1.

futebol 2021
Fluminense contra o River Plate. | Foto: Reprodução.

No grupo E, temos o tricolor paulista que vem de uma grande fase sob o comando do técnico Hernán Crespo. Os times do grupo apenas disputaram uma partida até o momento e o São Paulo foi o único vitorioso, com uma grande vitória contra o Sporting Cristal na terça-feira (22), por 3×0, com destaque da partida para Benítez e Luan que fizeram uma ótima atuação. Quinta-feira (29), às 21h no horário de Brasília, o São Paulo irá enfrentar o Rentistas, pela segunda rodada da Liberta. O tricolor vem de sete vitórias seguidas e marcando 18 gols nestes mesmos confrontos, uma grande campanha até o momento, e não pretende quebrar a invencibilidade nesta próxima partida. Expectativas para este ano, torcedor tricolor?

são paulo
O São Paulo apresenta uma boa fase agora. | Foto: Reprodução.

O Rubro-Negro também fez uma ótima temporada até agora. Possui 100% de aproveitamento na fase de grupos da Libertadores, com duas vitórias em dois jogos. Na última partida realizada na terça-feira (27), o time carioca teve uma grande atuação na goleada de 4×1 em cima do Unión La Calera, com destaque ao atacante Gabigol, que marcou dois gols. Será que o clube de regatas do Flamengo consegue manter o aproveitamento nas próximas rodadas?

flamengo
Flamengo é um dos times mais preparados atualmente. | Foto: Reprodução.

Já o Galo, ainda não perdeu em seu retrospecto pela Libertadores, o time mineiro vem de uma vitória e um empate. O time parece estar tendo certa dificuldade em seus jogos na fase de grupos até agora, mas é líder provisório no momento e corre risco de passar seu posto de primeiro lugar ao Cerro Porteño, que jogou quarta-feira (28) contra o La Guaira. Em sua última partida na terça-feira (27), o Atlético Mineiro venceu o América de Cali por 2×1. Destaque da vitória para o atacante Hulk, que marcou os dois gols do jogo. Será que o grande jogador (literalmente) continuará sendo decisivo nos jogos para o galo?

o que esperar da libertadores
Hulk se destacou em partida com dois gols. | Foto: Reprodução.

A Libertadores tem grande importância para os times sul-americanos e essa edição de 2021 tem tudo para ser incrível. Que os protocolos exigidos pela Conmebol sejam cumpridos, para que assim o campeonato possa fluir de forma disputada e visando sempre a saúde dos jogadores e membros da comissão médica e técnica. A saudade de ver um estádio cheio de torcedores é nítida, e para que isso volte o mais rápido possível, fique em casa e aproveite o maior campeonato do continente, a Copa Libertadores de 2021.

________________________________
Por Felipe Camboa Castiglia Voivodic – Fala! Cásper

Tags mais acessadas