Rodada 32 da La Liga: Resumo e desdobramentos do campeonato
Menu & Busca
Rodada 32 da La Liga: Resumo e desdobramentos do campeonato

Rodada 32 da La Liga: Resumo e desdobramentos do campeonato

Home > Notícias > Esporte > Rodada 32 da La Liga: Resumo e desdobramentos do campeonato

Mais uma rodada do Campeonato Espanhol, com jogos em todos os dias no pós-pandemia, chegou ao fim esclarecendo e embolando diversas situações na tabela.

O primeiro confronto foi no calor da Andaluzia (o verão europeu iniciou no último dia 20), sexta-feira, com o Sevilla recebendo em seu estádio o Real Valladolid, no sábado, o vice-líder Barcelona foi à Galícia visitar o Celta de Vigo, além do Atlético de Madrid que jogou em casa contra o Deportivo Alavés; já o Real Madrid, foi à Barcelona jogar contra o lanterna Espanyol, no domingo. A rodada foi encerrada na segunda, 29/06, com Getafe e Real Sociedad.

La Liga
Devido ao calor e ritmo intenso após três meses de paralisação, a La Liga vem fazendo duas paradas técnicas por jogo. | Foto: Javier Soriano/AFP.

32ª rodada da La Liga

O 4º colocado, Sevilla, demonstrou que a paralisação do futebol não fez bem ao clube, colecionando seu quarto empate consecutivo, chegando a sofrer ameaças quanto à estabilidade e conforto na zona da UEFA Champions League, apenas conquistando 1 ponto contra o destemido Valladolid no Ramón Sanchés Pizjuán.

Já o sábado, com quatro partidas, teve a vitória do Athletic Bilbao sobre o Mallorca no País Basco, a derrota do Leganés ao visitar o Osasuna em Navarra, como também os 3 pontos do Atlético de Madrid, do treinador Simeone, sobre o Alavés pelo placar de 2 a 1 (partida que não contou com o VAR e teve dois pênaltis polêmicos para ambas as equipes).

campeonato espanhol
Saúl Ñiguez e Diego Costa marcaram os gols do Atleti. | Foto: Reprodução AFP.

Mas o destaque do sábado foi o tropeço do Barcelona no Balaídos, diante do pouco falado Celta de Vigo. No primeiro tempo, a situação parecia tranquila, com uma vitória parcial do time da Catalunha, com uma bela assistência do craque Lionel Messi (ficou mais uma rodada sem realizar seu gol 700) para um gol de cabeça do uruguaio Luis Suárez; no entanto, o segundo tempo de extrema apatia fez com Smolov, centroavante do time galiciano, empatasse o confronto.

Adiante de uma equipe com muitas desconfianças, ademais pela “perda de vestiário”, como afirma a imprensa espanhola, Quique Setién buscou mudanças de pouco sucesso; Messi ainda conseguiu uma roubada de bola para o segundo gol de Suárez, “El Pistolero”, mas, no último minuto, em falta precipitada de Piqué, o experiente e craque do Celta, Iago Aspas, igualou o placar por 2 a 2.

jogos La Liga
Iago Aspas, tirou a camiseta ao marcar o gol que definiu o empate, mas esqueceu que já tinha tomado cartão amarelo, sendo expulso. | Foto: La Liga.

O Barça chegou a dormir na liderança, mas teria de torcer para seu rival local, o Espanyol, lanterna da competição, arrancar um empate do poderoso Real Madrid, o que era muito difícil. Com mudança de treinador, a equipe de Barcelona endureceu o confronto, exigindo grandes intervenções do arqueiro belga Courtois.

No entanto, um vacilo de marcação foi suficiente para que Casemiro, volante brasileiro, entrasse na área após lindo passe de calcanhar do francês Karin Benzema, marcando o único gol de um jogo para lá de complicado.

No mesmo dia, Levante e Betis fizeram uma espetacular partida com 6 gols, com vitória da equipe de Alicante (Levante) pelo placar de 4 a 2; ainda na província “alicanteana”, um clássico regional entre Villarreal e Valencia foi vencido pelos “submarinos amarelos”, com dois golaços anotados por Paco Alcácer e Gerard Moreno.

Ainda no domingão, o Granada foi derrotado em casa pelo Eibar. Fechando a rodada, com muitas reclamações de ações do VAR a favor da equipe do Getafe, a Real Sociedad se frustrou empatando com o time de Madrid.

Casemiro
Autor do gol da vitória, Casemiro tem se tornado um volante artilheiro. | Foto: Juan Manuel Serrano/Getty.

Desdobramentos

Com o empate do Barcelona, o Real Madrid se isolou na liderança com 71 pontos, abrindo 2 de vantagem ao vice-líder Barcelona, o qual terá mais uma pedreira na próxima rodada, o terceiro colocado Atlético de Madrid, em ótima fase, com 4 vitórias e 1 empate após a retomada dos jogos.

Os colchoneros, com 58 pontos, se consolidaram à seguida dos líderes, distanciando-se do Sevilla (4º) com 54 pontos, que vê sua posição de “conforto” à Liga dos Campeões ser ameaçada por Getafe (5º) e Villarreal (6º), com 52 e 51 pontos, respectivamente.

A quinta e sexta colocação garantem vaga à Liga Europa, estando a equipe de Madrid e de Alicante confortáveis, por abrirem 4 pontos em relação às demais equipes: Real Sociedad (7º) com 47, Valencia (8º) com 46 e Athletic Bilbao (9º) com 45. Quanto ao rebaixamento, três equipes se afundaram mais na tabela, ficando cada vez mais distantes da série a: Mallorca (26 pontos), Leganés (25 pontos) e Espanyol (24 pontos) veem de longe o Celta, 17º colocado, com 34 pontos.

Valência
Albert Celades, outro treinador que perdeu o convívio do vestiário, foi demitido do Valencia nesta segunda-feira, 29/06. | Foto: Reprodução Valencia CF.

Além do clássico entre Barcelona e Atlético de Madrid, também na terça-feira, a rodada 33 será aberta com Mallorca vs Celta de Vigo e Leganés vs Sevilla. A quarta-feira terá outro jogão, no Mestalla, o Valencia receberá o Athletic Bilbao, além de Alavés vs Granada, Valladolid vs Levante e Betis vs Villarreal. A quinta-feira encerrará tal rodada com Real Sociedad vs Espanyol, Eibar vs Osasuna, além do líder Real Madrid que enfrentará, em um derby local, o quinto colocado Getafe.

Quique Setién
Quique Setién, técnico do Barça, tem sido muito criticado e terá mais um grande desafio para evitar sua demissão ao fim da temporada. | Foto: Getty.

__________________________
Por Luiz Henrique Marcolino Cisterna – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas