Rinoplastia: por que tantas pessoas estão fazendo a cirurgia na quarentena
Rinoplastia: por que tantas pessoas estão fazendo a cirurgia na quarentena

Home > Lifestyle > Saúde > Rinoplastia: por que tantas pessoas estão fazendo a cirurgia na quarentena

Saiba tudo sobre rinoplastia, o procedimento que se popularizou na quarentena

Se você, assim como a maioria dos brasileiros, está conectado nas redes sociais, provavelmente já se deparou com pessoas – famosos ou anônimos – compartilhando detalhes e resultados de procedimentos estéticos faciais durante a quarentena. Figuras públicas como Kevinho, MC Mirella, Tainá Costa e a ex-BBB Flayslane optaram pela rinoplastia, ou seja, plástica no nariz. Seus resultados, que tanto os agradaram, chamaram a atenção e ganharam a mídia.

rinoplastia Kevinho
O antes e depois da rinoplastia do cantor Kevinho. | Foto: Reprodução Instagram.

A rinoplastia já era uma cirurgia muito comum antes da chegada da pandemia. Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, entre as intervenções mais procuradas no mundo, a do nariz aparece em sétimo lugar. Mas, nos últimos meses, parece ter aumentado ainda mais o número de pessoas que optam por esta mudança.

Com a sua popularidade, também surgem muitas dúvidas: Quanto custa alterar o nariz? Como é a recuperação? Como a cirurgia funciona? Pois não se preocupe, todas as respostas e outras informações que todo paciente deve saber estão aqui.

O que é rinoplastia?

A rinoplastia é a intervenção para corrigir deformidades do nariz como giba dorsal, base larga e ponta caída ou arredondada, restaurando a beleza e a harmonia destas estruturas. Além do fim estético, o procedimento também pode ser útil para as pessoas que apresentam dificuldades respiratórias. Assim, existem dois tipos de rinoplastia, a estruturada e a redutora.

quanto custa uma rinoplastia
Insatisfação com o tamanho ou com o formato do nariz é muito comum. | Foto: Reprodução.

Rinoplastia estruturada

Este tipo de procedimento é o menos arriscado e mais moderno, portanto, é mais recomendado. Ele consiste na reconstrução e no reforço das estruturas do nariz do paciente, de modo a descontinuar os ligamentos nasais para moldar as estruturas ósseas e cartilaginosas.

Na rinoplastia estruturada, o médico costuma aplicar enxertos da cartilagem do próprio paciente, os quais provêm das costelas, das orelhas ou do próprio nariz. Eles são moldados e servem como suporte à estrutura nasal, sustentando-a como uma viga. Esta especificidade garante um processo de cicatrização mais estável, sem alterações que possam causar rejeição.

Rinoplastia redutora

Como o próprio nome diz, este procedimento consiste em uma técnica cirúrgica que reduz o nariz, ajustando-o às necessidades do paciente. Assim como a estruturada, a intervenção envolve a descontinuidade dos ligamentos nasais, seguido da modelagem da estrutura. O paciente pode optar pela remoção de uma porção do osso e da cartilagem.

Entre os riscos dessa técnica, estão a alteração no resultado da cirurgia, deformações no nariz por traumas ou lesões e dificuldades respiratórias.

Qual é o valor de uma rinoplastia?

O preço que se paga pela mudança visual depende de diversos fatores, podendo variar. Mas, no total, o procedimento dificilmente sairá por menos de R$ 9.000,00.

É bom lembrar que a rinoplastia altera o centro da face, ou seja, é uma mudança notável. Portanto, o trabalho deve ser muito bem feito. É essencial que o paciente escolha cirurgiões e clínicas de confiança, já que uma economia no momento da escolha pode sair cara posteriormente.

Destrinchando os gastos de uma rinoplastia

Além do cirurgião, cujo preço é muito variável por fatores como experiência, nome e capacitações, a cirurgia conta com vários outros gastos, cujos preços médios estão listados abaixo:

• Anestesista, que costuma flutuar entre R$ 1.300,00 e R$ 2.000,00;
  • Instrumentação cirúrgica, gira em torno de 250 reais, podendo chegar a 900 reais;
  • Hospital onde a cirurgia possa ser feita, cujo preço costuma ser de R$ 1.500,00 a R$ 4.000,00.

Apesar da média de preço citada, cada caso é específico, por isso é essencial ter em mente que a complexidade da demanda vai ser avaliada. Condições como uso de medicamentos e procedimentos estéticos pós-cirurgia também podem ser acrescentados na lista, em alguns casos.

Tempo de recuperação da rinoplastia

Após a cirurgia – que costuma durar até três horas e meia – o paciente permanece internado por um período de 12 a 14 horas, até receber alta. O pós-operatório tem como implicações alguns hematomas na região da pálpebra e o inchaço, que dificulta a visibilidade do resultado final a curto prazo.

Durante o tempo de recuperação, o paciente deve higienizar bem o nariz com soro fisiológico e geralmente precisa tomar antibiótico e anti-inflamatório por uma semana, período em que deve repousar. Depois disso, já se pode voltar às suas atividades habituais. As mais intensas devem ser retomadas após um mês de cirurgia.

Por que operar na quarentena?

Mesmo a recuperação sendo tranquila independentemente do período, a quarentena foi considerada por muitos o momento ideal para essa mudança visual. Para quem está em casa, é mais fácil ficar de repouso e, com isso, cooperar com a recuperação.

Flayslane
Antes e depois da ex-BBB Flayslane. | Foto: Reprodução/Redes sociais.

A ex-BBB Flayslane é um exemplo das várias figuras públicas que passaram pela cirurgia neste período de pandemia. A paraibana fez por fins estéticos e também para retirar a sua adenoide. Sobre o procedimento, ela disse: “No geral, vai me ajudar muito. Eu já tinha me acostumado com esta carninha sem saber da existência dela e não tinha consciência que tirar me ajudaria a cantar e respirar melhor”.

Por Elisa Rabelo – Fala! UFMG