Home / Colunas / Cinema / Resenha: Buscando

Resenha: Buscando

Por Lazaro Cruz – Fala!USP


Resenha: BUSCANDO… (uma experiência Black Mirror)

BUSCANDO… é um filme com um enredo até simples: um pai viúvo que se depara um belo dia com o desaparecimento de sua filha e vasculha todas as pistas possíveis para tentar encontrá-la com a ajuda da polícia. Outros filmes já trabalharam com essa temática (À Procura, A Troca, Slender Man, Os Suspeitos, e outros tantos), portanto, sem muita novidade. Mas nada é o que parece ser em BUSCANDO.


O filme mostra David Kim (John Cho), pai de Margot Kim, a adolescente desaparecida, sob a perspectiva das telas do computador, da TV e do smartphone, se assemelhando a um episódio de Black Mirror (série da Netflix que trata sobre as diferentes relações da sociedade com as telas de LED, que representam tecnologia). Exibem-se as buscas do pai por qualquer informação que ele encontre sobre a filha que possa ajudar na investigação do desaparecimento.O tempo todo a narrativa é a partir das imagens de busca (daí o título do filme) em Facebook, Google, Gmail, Messenger, Facetime e YouCast em telas dos aparelhos eletrônicos, e não de uma filmagem convencional em plano americano.


Grande parte do mérito do jovem diretor Aneesh Chaganty (27 anos) é manter a trama dinâmica e instigante do início ao fim, intercalando reviravoltas a cada nova descoberta do pai, que percebe não conhecer tão bem sua filha…

Cada suspeito, cada informação, cada linha de investigação são descartados e retomados com velocidade frenética até seu desfecho emocionante e inesperado.

Com boas interpretações de John Cho e Debra Messing (interpretando a detetive investigadora do caso) o filme agrada a plateia mais desavisada. Tratando rapidamente (de forma despretensiosa) sobre as relações pessoais, distanciamento de familiares morando dentro da mesma casa, a excessiva exposição nas redes sociais, segurança, luto, medo e confiança, envelopado numa narrativa envolvente, BUSCANDO é opção certa de entretenimento na grande tela.


FICHA TÉCNICA:

Título Original: Searching

Ano de Produção:  2018

Direção: Aneesh Chaganty

Duração: 102 minutos

Classificação: 14 anos

Gênero: Ação, policial, suspense, drama

País de Origem: Estados Unidos

Elenco: John Cho, Debra Messing, Michelle La, Sara Sohn, Joseph Lee, Ric Sarabia, Sean O’Bryan..

Assista ao Trailler:

 

 

Confira também

Fotos impressionantes de refugiados

O Prêmio Pulitzer, maior honraria do jornalismo internacional, anunciou seus vencedores e trouxe a crise ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *