'A Primeira Noite de Crime': conheça o quarto filme da franquia
‘A Primeira Noite de Crime’: conheça o quarto filme da franquia

Home > Colunas > ‘A Primeira Noite de Crime’: conheça o quarto filme da franquia

A Primeira Noite de Crime é o quarto filme da franquia Noite de crime (título original The Purge) e traz em sua narrativa a euforia e o suspense que estamos habituados dos longas-metragens anteriores. Todos os títulos estão disponíveis na Amazon Prime, assim como a série The Purge, uma produção original da plataforma.

A Primeira Noite de Crime: sinopse

Em 2018, os Estados Unidos passam por uma explosão de casos de violência, assustando toda a população do país. Para acabar com as altas taxas de criminalidade, o partido New Founding Fathers of America (Novos Pais Fundadores da América) decide testar uma teoria sociológica que autoriza agressões de todos os tipos por uma noite, em uma comunidade isolada do país. Mas quando a violência dos opressores se depara com a fúria dos marginalizados, os acontecimentos daquela noite se espalham por todo os Estados Unidos.

A resenha

Em A Primeira Noite de Crime é abordado o início de tudo, onde um novo partido político, o New Founding Fathers of America anuncia um novo experimento social aos Estados Unidos: um país com 12 horas sem nenhuma lei, onde as pessoas são totalmente incentivadas a irem às ruas e “expurgar” tudo e qualquer coisa que quiserem, com a promessa de que eles podem até ganhar muito dinheiro com isso.

Visando sucesso nessa experimentação social, a Doutora Updale (Marisa Tomei), se alia ao governo e incentiva pessoas perigosas a adotarem a ideia e se direcionarem a bairros negros e pobres, para que os cidadãos se aniquilem de forma que exista uma “seleção natural”.

Mas o que era uma linha de experimento Behaviorista, se tornou, também, uma promoção política governamental. Isso porque A Primeira Noite de Crime é balanceado no drama político e nas sequências de ação daqueles que tentam sobreviver. E neste quarto filme da franquia a crítica social se torna mais interessante. Os personagens que tentam sobreviver pela noite são negros, de comunidades pobres, mas o filme retrata isso sem estereotipar ou cair num racismo acidental. O que torna todo o drama mais denso.

Durante a trama de A Primeira Noite de Crime, vemos os personagens Dmitri (Y’lan Noel), um traficante que não queria participar da noite de extermínio, Nya (Lex Scott Davis), que defende a comunidade de seu irmão Isaiah (Joivan Wade) que no começo da noite já persegue um psicopata. Nya, uma mulher honesta no papel de “mocinha”, e Dmitri, um criminoso poderoso na região, acabam se tornando os heróis do longa.

O que era para ser um filme de violência gratuita se tornou um terror mais psicológico e com cenas de ações violentas. A Primeira Noite de Crime possui um bom roteiro, e expectativas foram superadas. Isso porque o drama desta vez é excelente, pois trazem uma boa crítica social. O filme peca, porém, na falta de complexidade dos personagens, que se tornam rasos no decorrer da narrativa.

No início dos créditos há uma cena que indica uma continuação, o que é preocupante, pois quando franquias estendem suas histórias por muito tempo acabam se perdendo na construção da narrativa.

Elenco

Diferente das produções anteriores, A Primeira Noite de Crime possui um elenco majoritariamente negro e latino-americano. Essa mudança traz uma diversidade para o filme que não víamos antes. A escolha dos atores foi muito bem pensada, pois cada um soube construir as características das personagens e dar vida à história.

A escolha do elenco e da construção narrativa são intencionas. O intuito é trazer uma crítica a América governada por Donald Trump, trazendo referências explícitas à falas consideradas polêmicas da figura norte-americana. Além disso, a construção das personagens brancas, que fazem alusão à Ku Klux Klan, também denotam o objetivo do filme. A Primeira Noite de Crime não cai no racismo hollywoodiano e constrói personagens reais, porém não bem desenvolvidas.

Ficha Técnica: A Primeira Noite de Crime

Título Original: The First Purge
Duração: 1h40min
Lançamento: 27 de setembro de 2018
Distribuidora: Universal Pictures
Dirigido por: Gerard McMurray
Classificação: 18 anos
Gênero: Suspense, Terror
País de Origem: EUA

Trailer oficial do filme A Primeira Noite de Crime, lançado em 2018.