Renata Silveira: a primeira narradora da Globo
Renata Silveira: a primeira narradora da Globo

Home > Notícias > Esporte > Renata Silveira: a primeira narradora da Globo

Renata Silveira foi contratada para ser a primeira narradora da história da emissora Globo, que vinha com nomes bons neste cargo, como Cleber Machado e Galvão Bueno. A presença da voz feminina está crescendo cada vez mais, tanto em uma sociedade mundial como no esporte. A nova narradora da Globo já narrou Copas do Mundo, e trabalhou na Fox Sport também.

Renata Silveira
Narradora Renata Silveira. | Foto: Reprodução.

Renata Silveira é a primeira narradora da Globo

Em uma entrevista publicada pela GE, Renata fala mais sobre o crescimento do público feminino no esporte e comenta que não é só a Globo que está de olho em mulheres no mercado para narrar e comentar.

O espaço para as mulheres vem crescendo bastante. Isso depende de oportunidades, porque a gente tem muitas mulheres capacitadas para estarem ali, mas às vezes não tem a oportunidade. Os veículos, não só a Globo, estão abrindo os olhos para as mulheres.

Formada em educação física e pós-graduada em jornalismo esportivo, Renata Silveira começou sua carreira na Copa do Mundo de 2014, onde narrou 2 jogos do torneio mundial, após vencer um concurso da Rádio Globo. Em 2018, foi contratada pela Fox Sport para narrar os jogos da Copa do Mundo de 2018, foram 2 jogos do Brasil e a Final da Copa, disputada por França e Croácia.

Sobre o preconceito, Renata aborda como era esse quesito, o qual não era apenas na televisão, e sim nos estádios. Felizmente, hoje, as mulheres demonstraram força ao superar o preconceito, mostrando seu conhecimento e trabalho duro.

Antes tinha a questão do preconceito, de que o futebol era um lugar exclusivo para homens, não só na televisão, mas também nos estádios. Isso a gente está quebrando aos poucos, mostrando que somos capazes através do nosso trabalho e do esforço de falar sobre futebol, comentar e narrar.

Hoje, contratada pela Globo, ela já trabalhou em partidas da Liga dos Campões Feminina e Libertadores da América, narrando em outros jogos.

Por Fernando Sid – Fala! Mack