Receita de pipoca sem óleo para o filme do feriado
Menu & Busca
Receita de pipoca sem óleo para o filme do feriado

Receita de pipoca sem óleo para o filme do feriado

Home > Lifestyle > Saúde > Receita de pipoca sem óleo para o filme do feriado

De acordo com a nutricionista Tatiana Zanin (CRN3-15907), a pipoca é uma excelente alternativa de lanche saudável e contém muitas fibras e antioxidantes. Entretanto, as alternativas que podem ser encontradas no mercado para preparo no micro-ondas não são muito aconselhadas. Também é preciso atentar-se à quantidade de óleo utilizada para fazer na panela.

Receita de pipoca sem óleo para o filme do feriado
A pipoca contém vitaminas e minerais | Foto: Reprodução.

Além das fibras e antioxidantes, o alimento contém polifenóis, vitaminas do complexo B, manganês e magnésio. A profissional, que também é CEO do Tua Saúde, explica como preparar pipoca sem ter que fritar, de uma maneira super simples e que não exige ingredientes complexos: você só vai precisar de um saco de pão e milho de pipoca tradicional.

Para temperar, você pode adicionar um pouco de sal e azeite (claro, sem exageros). Uma outra alternativa é colocar ervas finas para um sabor único. Para uma versão doce, você pode polvilhar leite em pó ou até mesmo um pouco de whey protein, o que deixará a sua refeição ainda mais balanceada.

Tanto o leite em pó, como a whey protein, são fontes de proteína. Juntamente com a pipoca, que é fonte de carboidratos, você terá um lanche mais completo, nutricionalmente falando. Atente-se às versões de leite em pó do mercado: procure as que apresentam menos ingredientes. O desnatado é menos calórico, por conter uma quantidade mais baixa de gorduras, já o integral apresenta mais calorias.

Para que servem os antioxidantes?

Os antioxidantes presentes na pipoca são importantes pois evitam a ação dos radicais livres sobre as células. Assim, agem contra o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças cardiovasculares, pulmonares, de câncer, de Alzheimer, entre outras.

Receita de pipoca sem óleo para o filme do feriado
O limão é uma fruta rica em antioxidantes

Eles são divididos em exógenos e endogênos. Os endogênos são produzidos pelo organismo e os exógenos ingeridos por meio da alimentação.

Fibras da pipoca

Além dos antioxidantes, a enorme quantidade de fibras faz com que o alimento seja benéfico ao organismo. Com elas, é possível ter uma melhor regulação do intestino.

Receita de pipoca sem óleo para o filme do feriado
A aveia é um alimento rico em fibras

Em dietas para emagrecer, ingerir fibras é fundamental: elas podem agir diminuindo a fome, fazendo com que você consuma menos calorias nas próximas refeições devido à saciedade que oferece.

Tags mais acessadas