Rastreamento de câncer de pele: Policlínica da UMC promoverá ação gratuita
Menu & Busca
Rastreamento de câncer de pele: Policlínica da UMC promoverá ação gratuita

Rastreamento de câncer de pele: Policlínica da UMC promoverá ação gratuita

Home > Lifestyle > Saúde > Rastreamento de câncer de pele: Policlínica da UMC promoverá ação gratuita

            Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico do câncer de pele, a Policlínica da UMC realizará, no próximo dia 7 de dezembro, triagens para rastreamento gratuito aos pacientes de risco. As avaliações de pintas suspeitas de câncer ou lesões que não cicatrizaram, bem como as biópsias, serão feitas das 9h às 15h.

            Segundo o professor responsável, André Pessanha, os pacientes que apresentam pintas suspeitas (com cores diversas em uma mesma lesão, o que caracteriza a regra do ABCD de melanoma) podem procurar o atendimento. Pintas que vêm mudando rapidamente também podem ser de risco.

            Também devem procurar por atendimento profissional, os pacientes que possuem lesões vermelhas, que não cicatrizaram, que formaram feridas ou sangraram facilmente e ainda aqueles que possuírem múltiplas pintas. “Lembrando que muitas vezes elas não causam nem dor nem coceira”, informou o médico.

Publicidade

            Pacientes que fazem parte de grupos de risco merecem especial atenção e devem participar da ação: aqueles que possuem pintas ou manchas, que já tomaram muito sol ao longo da vida, que possuem histórico de câncer de pele ou que possuem parentes de primeiro grau com casos positivos à doença.

Câncer de pele

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.

Prevenção

Para a prevenção, as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia incluem a adoção de medidas como: evitar os horários de maior incidência solar (das 10 às 16h); utilizar chapéus, óculos para sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra e manter uma boa hidratação corporal.

Publicidade

Também é importante atentar-se ao uso diário de protetor solar com fator de proteção mínima 30, o qual deve ser reaplicado a cada duas, três horas ou após longos períodos de imersão na água. Vale ressaltar que essas medidas devem ser adotadas durante todo o ano e não somente neste período de verão.

Contato da Policlínica da UMC:

A Policlínica da UMC está localizada na Rua Dom Antônio Cândido Alvarenga, 170 – Centro. Outras informações poderão ser obtidas por meio do telefone: 4728-5383.

Policlínica da UMC

0 Comentários

Tags mais acessadas