Rapunzel: Tudo sobre a princesa da Disney de 'Enrolados'
Menu & Busca
Rapunzel: Tudo sobre a princesa da Disney de ‘Enrolados’

Rapunzel: Tudo sobre a princesa da Disney de ‘Enrolados’

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Rapunzel: Tudo sobre a princesa da Disney de ‘Enrolados’

Rapunzel, protagonista de Enrolados (2010), é a décima personagem da franquia Princesas da Disney. Seu filme, contudo, é o 50º longa realizado pelos estúdios. Sua história é baseada no conto Rapunzel, escrito pelos Irmãos Grimm.

Rapunzel é a décima princesa da Disney e protagonista de Enrolados (2010).
Rapunzel é a décima princesa da Disney e protagonista de Enrolados (2010). | Foto: Reprodução.

Enrolados é a animação mais cara feita pela Disney, com um orçamento de 260 milhões de dólares e, além disso, é a quinta produção mais cara de Hollywood. O filme foi indicado ao Oscar de de Melhor Canção Original, no entanto, não foi o vencedor.

Rapunzel – Uma princesa da Disney diferente de todas

Rapunzel é uma princesa que se difere das demais, pois sua história e aventura são únicas. A jovem é a primeira protagonista a não se relacionar com um nobre e, além disso, sua narrativa não é sobre amor, mas, sim, sobre liberdade.

Sua mãe, a vilã do longa, a roubou ainda muito pequena, pois desejava se aproveitar dos poderes mágicos da menina. A relação é extremamente abusiva e traz à tona a ideia de que nem todo amor de mãe é saudável e sincero, ademais, indica a importância de sair e se conhecer, tornando-se uma pessoa distinta de seus pais.

Mesmo que não seja a pioneira pela busca por liberdade, algo já apresentado pela princesa Bela, princesa Jasmine e princesa Tiana, Rapunzel quebra barreiras ainda maiores, impondo-se contra uma nova instituição: a família.

Ficha Técnica – Princesa Rapunzel

Nome: Princesa Rapunzel
Idade: 18 anos
Altura: 1,60m
Cor do cabelo: Loiro
Cor dos olhos: Verdes
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Roxo

Qual o significado do nome Rapunzel?

A origem e significado do nome Rapunzel é incerto, contudo, estudiosos acreditam que ele venha a palavra rampion, nome comumente atribuído a alguns tipos de planta, principalmente a campanula rapunculus, uma planta altamente nutritiva, cultivada, anteriormente, como um vegetal.

No conto escrito pelos Irmãos Grimm, a mãe da menina, durante sua gravidez, sempre desejava comer tal planta, contudo, ela só era encontrada no quintal de sua vizinha, a bruxa. A menina recebeu o nome de Rapunzel em referência ao alimento que era roubado.

A palavra rampion perdeu seu significado em algumas traduções e diversas versões da história afirmam que eram rabanetes roubados, enquanto outros trocaram para alguns tipos de frutas ou outras verduras.

Origem

O filme Enrolados, da Disney, se baseou no conto alemão Rapunzel, escrito por Jacob e William Grimm em 1815, para criar sua narrativa. A história, contudo, se difere em diversos pontos da versão criada pelos irmãos ou na história oral que foi difundida.

A história da jovem possui outra versão, denominada Rapôncio, escrita pela escritora francesa Charlotte-Rose de Caumont de La Force, datada de 1698.

Rapunzel – Por Jacob e William Grimm

Era uma vez, um casal que desejava muito uma criança e, em um belo dia, foram agraciados com um bebê. Durante a gestação da mulher, ela sentia diversos desejos e seu marido realizava todos. Determinado dia, no entanto, a mulher queria comer rabanetes, porém, o homem não sabia onde encontrar.

Ele então lembrou que na casa ao lado, onde uma bruxa muito temida morava, havia alguns rabanetes plantados. O homem invadiu o lugar e pegou o que sua mulher queria. Na noite seguinte, contudo, sua esposa queria mais rabanetes e, para não contrariá-la, invadiu a casa da bruxa novamente.

Nesta noite, entretanto, a bruxa pegou o homem no ato, roubando um punhado de rabanetes. O homem implorou por perdão e disse que faria qualquer coisa para não ser punido. A bruxa, muito má, decidiu lhe dar mais uma chance, porém, quando sua criança nascesse, deveria ser entregue a ela. Desesperado, ele concordou e voltou para casa angustiado.

Quando a criança nasceu, o homem a tomou dos braços de sua esposa e a entregou para a bruxa, que a nomeou de Rapunzel, uma referência aos rabanetes roubados. A bruxa criou a menina como se fosse sua filha e, aos doze anos, Rapunzel foi trancada em uma torre, sem portas e com uma pequena janela no topo. Quando sua mãe queria subir, ela jogava seus longos cabelos pela janela, para que a bruxa escalasse.

Um dia, no entanto, um jovem príncipe avistou a torre de Rapunzel e decidiu ver o local de perto. Quando se aproximou, ouviu um canto muito belo e doce, e encantado pela voz, retornou todos os dias para ouvir a menina cantar.

Todas as vezes que chegava no local, o jovem príncipe buscava uma entrada para aquela torre, pois desejava conhecer a jovem que possuía aquela voz. Ele, contudo, nunca achou uma entrada viável, apenas a pequena janela no alto da torre.

Rapunzel é uma personagem baseada no conto homônimo dos Irmãos Grimm.
Rapunzel é uma personagem baseada no conto homônimo dos Irmãos Grimm. | Foto: Reprodução.

Determinado dia, enquanto escutava sua amada no alto da torre, o príncipe viu a bruxa se aproximar do local e percebeu que ela escalava até a janela pelo cabelo da Rapunzel. Quando a vilã foi embora, o jovem pediu que a menina soltasse suas tranças e, como foi pedido, os cabelos foram jogados pela janela e o rapaz escalou até o quarto.

Quando conheceu Rapunzel, o príncipe a pediu em casamento e a jovem aceitou. A menina, contudo, não conseguia sair da torre, então, juntos, o casal criou um plano de fuga. O príncipe iria todas as noites no quarto da jovem e lhe entregaria um pedaço de seda, para que Rapunzel criasse uma corda para descer a torre.

Uma noite, entretanto, a bruxa pegou o príncipe escalando a torre e, com muita raiva, cortou os cabelos de Rapunzel. Quando o príncipe retornou, a jovem não estava mais no local e, desorientado, voltou para seu reino. Mas o príncipe não esqueceu a jovem Rapunzel e a procurou por toda sua vida, de reino em reino, floresta em floresta e torre em torre. Quando chegou ao deserto, ouviu a doce voz da jovem e foi ao seu encontro. Em seu reencontro, se abraçaram e se beijaram.

Rapunzel contou que ela tinha dado à luz a gêmeos, filhos de sua relação com o príncipe. Encantado com as crianças, ele os levou para seu reino e, juntos, viveram felizes para sempre.

Aparência e Personalidade da Princesa Rapunzel

Rapunzel é uma princesa de aparência única, pois possui cabelos muito longos e loiros e olhos grandes e verdes. Além disso, a jovem não é tão alta e esbelta quanto às outras princesas da Disney já criadas.

A jovem usa um vestido rosa e roxo, longo e pouco rodado, semelhante ao vestido de uma camponesa. Sua aparência, contudo, muda no final da trama, quando seus cabelos são cortados por Flynn, para que a bruxa não a prenda mais. Após o corte de suas madeixas, os cabelos ficam curtos, acima do ombro, e castanhos.

A princesa é apresentada com longos cabelos loiros, contudo, sua verdadeira aparência é diferente.
A princesa é apresentada com longos cabelos loiros, contudo, sua verdadeira aparência é diferente. | Foto: Reprodução.

Em relação à sua personalidade, Rapunzel é descrita como uma jovem doce, sonhadora e muito inteligente. Com um carisma único, que conquista todos que a conhecem, ela é simpática e sempre muito educada, um reflexo da criação de Gothel.

Mesmo sendo sempre muito corajosa e espontânea, Rapunzel, no entanto, é extremamente obediente à sua mãe, provando ter medo das consequências de suas atitudes ao longo de sua jornada.

Poderes e Habilidades da Princesa Rapunzel

Rapunzel é uma das poucas princesas da Disney que possui poderes e habilidades mágicas. Suas habilidades são, na maioria, de cura e rejuvenescimento.

Gothel, a vilã da história, rouba a pequena ainda muito jovem, para ter acesso aos poderes da flor. A bruxa usa os cabelos mágicos de Rapunzel para ficar jovem e viver eternamente.

Para usar seus poderes, a jovem canta uma canção, que invoca a magia de seus cabelos. Aqueles que tocam em suas madeixas durante a música são beneficiados pelas habilidades mágicas, como Flynn com sua mão machucada ou Gothel, quando está velha novamente.

Filmes e Séries

Enrolados Para Sempre

O curta-metragem Enrolados Para Sempre (2012) é uma sequência do filme Enrolados. Na história, Rapunzel e Flynn se casam, enquanto Maximus e Pascal tentam recuperar as alianças perdidas pela dupla de animais. Durante o curta, podemos conhecer melhor a família da jovem princesa, o Rei e a Rainha, e acompanhar o novo casal narrando os acontecimentos de seu casório.

Enrolados Outra Vez

A série, que se passa após os acontecimentos de Enrolados, Enrolados Outra Vez (2017) irá mostrar Rapunzel aprendendo a ser uma princesa. A jovem precisa lidar com seu novo título, uma nova família, novos amigos e com seu namorado, Flynn.

Outras aparições da Princesa Rapunzel

Rapunzel participa de eventos e produções da Disney, junto com Flynn, Pascal e Maximus. A jovem princesa ganhou um jogo sobre sua história para os consoles da Nintendo, intitulado Tangled: The Video Game. Além disso, ela faz uma curta aparição em Frozen: Uma Aventura Congelante. É possível ver Rapunzel, com seu cabelo curto e castanho, junto com Flynn na coroação de Elsa, durante as primeiras cenas do filme.

Rapunzel também participa dos eventos nos parques da Disney, com apresentações e atrações como Disney on IceDare to Dream, The Golden Mickeys, Town Square Theatre e Princess Fairytale Hall.

A princesa também está presente na série Once Upon A Time, contudo, Rapunzel não é tão inspirada na personagem de Enrolados, mas, sim, no conto dos Irmãos Grimm.

História do Filme Enrolados

Em um pequeno reino, a bruxa Gothel possui um grande segredo, uma flor mágica que colheu após uma gota do Sol cair no solo. A bela flor possui a capacidade de curar e conceder a vida eterna para quem cante para ela, sendo assim, a bruxa se torna imortal e a única a conhecer seu poder.

Mais de cem anos depois, a Rainha ficou doente e seus guardas saem em busca de uma cura para ela. Em suas investigações pelo reino, eles encontram a flor misteriosa e descobrem os poderes de cura da planta. Rapidamente, retornam ao castelo e preparam uma poção com a flor e pedem que a Rainha beba.

Curada, a Rainha dá à luz a uma criança, uma menina linda, com cabelos loiros e grandes olhos verdes, chamada Rapunzel. Gothel descobre sobre os cabelos mágicos da princesa e sequestra a criança, trancando-a em uma torre e criando-a como filha.

Dezoito anos depois, a jovem princesa Rapunzel vive trancada na torre, sem nunca ter conhecido o mundo. Sua mãe a mantém longe de todos os olhares e, toda noite, vai ao seu quarto cantar para que seus cabelos a mantenham jovem e imortal. A menina, contudo, sonha em sair e conhecer o mundo exterior e sempre pede isso a Gothel, que nega.

Seu maior desejo é ver as lanternas que brilham no céu todos os anos, no dia de seu aniversário. A jovem está determinada a sair e passa seus dias imaginando como descer da torre.

Um dia, contudo, um estranho consegue escalar sua torre e entrar em seu quarto. Assustada, Rapunzel bate no homem e o amarra em uma cadeira e, quando ele acorda, ela o questiona sobre o mundo exterior e o que ele queria com ela. A jovem acredita que o estranho está atrás de seu cabelo, porém, Flynn Rider está fugindo de alguns homens após roubar uma coroa.

Flynn Rider e Rapunzel em Enrolados.
Flynn Rider e Rapunzel em Enrolados. | Foto: Reprodução.

O ladrão pede que ela o solte, contudo, ela exige que Flynn a tire da torre e a leve até as lanternas que brilham no dia de seu aniversário. Desesperado para sair de lá e despistar os homens que o procuram, o ladrão aceita levar Rapunzel para o reino. A jovem desce da torre e tem seu primeiro contato com o mundo exterior, ficando encantada e se mostrando ser muito corajosa e determinada.

Rapunzel e Flynn enfrentam diversas aventuras até chegarem à cidade, onde ela poderá ver as lanternas que são acesas em homenagem à princesa desaparecida. Durante a viagem da dupla, Gothel descobre que a jovem fugiu e se mostra determinada a recuperá-la.

A princesa chega ao reino, participa do festival com as lanternas e, durante esse meio tempo, se apaixona por Flynn. Gothel, contudo, encontra a menina e a convence de voltar para a torre, enganando-a com a ajuda dos homens que estão procurando Flynn.

De volta à torre, Rapunzel se encontra infeliz com seu retorno e a relação com sua mãe se abala. Gothel agora faz questão de se mostrar cruel com a jovem e desaprova todos os seus comportamentos. Flynn, porém, vai atrás da princesa e, para salvá-la da vilã, corta os cabelos mágicos de Rapunzel.

Assim que o poder da flor some do mundo, a idade de Gothel é revelada e a bruxa começa a virar pó, desaparecendo. Rapunzel e Flynn fogem da torre, contudo, o ladrão está ferido e eles correm para pedir ajuda. A verdadeira identidade da menina é revelada: a princesa desaparecida há dezoito anos.

Rapunzel vai morar no reino e começa uma relação com Flynn, que se chama, na verdade, José Bezerra. Juntos, o novo casal vive feliz para sempre.

Quando se passa a história de Rapunzel?

A história de Rapunzel se passa em torno de 1795 e 1820, os contos, no entanto, são datados anteriormente a ambientação da animação Enrolados. A localidade, contudo, não é certa, sendo possível o conto se passar no norte da Itália até as fronteiras da Áustria.

As duas versões do conto conhecidas, Rapunzel e Rapôncio, não informam a localidade e período em que se passa a história.

Príncipe da Disney – Flynn Rider (José Bezerra)

Flynn Rider, ou José Bezerra, é o namorado de Rapunzel na animação Enrolados. O personagem é um ladrão, que ajuda a jovem princesa a escapar de sua torre e chegar ao local em que as lanternas são acesas no céu. Neste meio período, o criminoso se apaixona pela jovem e acaba arriscando sua vida para salvá-la de sua mãe.

Flynn Rider é o príncipe da Princesa Rapunzel.
Flynn Rider é o príncipe da Princesa Rapunzel. | Foto: Reprodução.

O namorado de Rapunzel tem 26 anos, é alto, magro, cabelos castanhos escuros e olhos castanhos. Inteligente, Bezerra é conhecido por ser um grande ladrão, porém, o rapaz se mostra sensível e atencioso com a princesa.

No curta-metragem, chamado Enrolados Para Sempre, Flynn e Rapunzel se casam e o rapaz adota o título de príncipe, pois a jovem é uma princesa por nascença.

Vilã da Disney – Mãe Gothel

Gothel é a grande vilã de Enrolados e, durante o longa, é apresentada como a mãe de Rapunzel, sendo representada com um grande senso de maternidade e muito cuidado. Essa relação, no entanto, não está relacionada ao amor da mulher por sua filha, mas, sim, aos poderes que a jovem possui.

A bruxa usa o poder da flor presente nos cabelos de Rapunzel para garantir a vida eterna. Ela mantém a menina presa para que ninguém possa alcançar sua fonte de poder.

Mãe Gothel é a antagonista de Enrolados.
Mãe Gothel é a antagonista de Enrolados. | Foto: Reprodução.

Gothel é má e egoísta, diferente da aparência que tenta passar, uma boa mãe, zelosa e preocupada com o bem-estar da filha. Ela é descrita como uma mulher alta, com cabelos pretos e cacheados e grandes olhos verdes que, assim como a madrasta de Cinderela, brilham no escuro, representando o mal.

Sua personalidade é comparada com a da Rainha Má, vilã da princesa Branca de Neve. Assim como ela, Gothel é uma bruxa que busca a beleza e eternidade a qualquer custo.

Curiosidades

  • A princípio, Enrolados se chamaria Rapunzel, contudo, a Disney não pretendia vincular diretamente à imagem das Princesas da Disney.
  • Flynn foi imaginado como um homem inglês e as primeiras gravações de sua dublagem possuíam até sotaque, no entanto, mudaram de ideia sobre o personagem.
  • Rapunzel possui mais de 21 metros de cabelo envolvido em mais de 100 mil tranças individuais. 
  • Alan Menken, responsável pela trilha sonora de Enrolados, também criou as músicas de Hércules, O Corcunda de Notre Dame e A Pequena Sereia.
  • Flynn Rider se chamaria Bastian.
  • Rapunzel é uma das únicas princesas que possui os pais vivos.
  • Os olhos da personagem são, relativamente, maiores que os de outras princesas.
  • Nas cenas em que Rapunzel e Flynn estão na biblioteca da cidade é possível ver 4 livros sobre A Bela e a Fera, Mulan, A Pequena Sereia e A Bela Adormecida.
  • Os cenários de Enrolados foram inspirados em locais reais, como seu castelo e a vila que fica próxima a ele.

Ficha Técnica – Enrolados

Título Original: Tangled
Duração: 1h40min
Lançamento: 24 de novembro de 2010
Distribuidora: Walt Disney Studios e Motion Pictures
Dirigido por: Byron Howard e Nathan Greno.
Classificação: Livre
Gênero: Família, Fantasia, Ação, Aventura, Animação, Musical
País de Origem: EUA

________________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas