Rafael Sanzio - Conheça mais sobre sua trajetória e suas obras
Rafael Sanzio – Conheça mais sobre sua trajetória e suas obras

Home > Entretenimento > Cultura > Rafael Sanzio – Conheça mais sobre sua trajetória e suas obras

Dia de 6 abril, essa mesma data dividida entre 1483 e 1520, representa o período em que viveu o ilustrado artista italiano Rafael Sanzio, um dos maiores pintores renascentistas de sua era. Nascido em Urbino, ducado da Itália, Rafael aprendeu os primeiros passos da pintura com seu pai Giovanni Santi, que possuía boas relações com o Duque Frederico de Montefeltro, expoente no investimento de arte e no mecenato.

Tal relação foi fundamental para o desenvolvimento artístico de Rafael, que tinha boa parte de suas primeiras obras financiadas pelo Duque. Para os amantes de arte, o duque Frederico é um personagem de destaque pois está numa das obras mais ilustrativas acerca dos princípios e dos ideais renascentistas.

obras de Rafael Sanzio
Duque de Urbino. | Foto: Reprodução.

A obra, por acaso não é de Rafael, e sim de Piero Della Francesca. Concluída em 1466, ela representa os conceitos básicos daquele movimento artístico: o humanismo centralizado, nota-se o duque e sua esposa, Battista Sforza,  perfeitamente no centro de cada tela, além das noções de perspectiva de paisagem e valorização da natureza. A obra se encontra a Galeria de Uffizi, em Florença.

Em 1494, Rafael vai para Perugia, local fundamental no aprendizado do pintor, pois ali expandiu seus conhecimentos ao estabelecer contato com Perugino, que o introduziu à técnica do afresco. Tal técnica foi utilizada por Rafael posteriormente na produção de uma das obras mais famosas do mundo, já vamos chegar lá.

Dez anos depois, vai para Florença, onde conhece Leonardo da Vinci e acrescenta sofisticação e detalhe em suas obras. Dentre os quadros famosos desse período Florentino, estão as diversas Madonas, figuras extremamente populares na Itália desse período (Madonna Col Bambino). No entanto, apesar de muito representada, é notória a sofisticação e o capricho a mais daqueles artistas que posteriormente ganharam fama, não à toa.

Rafael Sanzio
Madonna, de Rafael Sanzio. | Foto: Reprodução.

Já em 1508, foi convidado por Bramante, seu amigo e arquiteto do Vaticano, para ir à Roma trabalhar para o papa Júlio II. Permaneceu na cidade até sua morte, 12 anos depois. Esse talvez tenha sido o período no qual Rafael produziu suas obras mais grandiosas. Dentre elas, a que me referi anteriormente, o afresco situado em uma das salas do vaticano, no tour guiado um pouco antes de chegar à capela Sistina, a famosa Escola de Atenas. Um afresco com uma riqueza de detalhes enorme, representando a Antiga Academia de Atenas e os diversos saberes das mais diversas áreas do conhecimento, em especial a filosofia.

Escola de Atenas
Escola de Atenas. | Foto: Reprodução.

Uma curiosidade acerca do nosso personagem é que ele nasceu e faleceu na mesma data, um 6 de abril – separados por 37 anos de vida e produções eternizadas.

Por Pedro Tavares – Fala! UFRJ