Quem é o "Homem-Pateta", perfil que indica desafios perigosos?
Menu & Busca
Quem é o “Homem-Pateta”, perfil que indica desafios perigosos?

Quem é o “Homem-Pateta”, perfil que indica desafios perigosos?

Home > Notícias > Quem é o “Homem-Pateta”, perfil que indica desafios perigosos?

O “Homem-Pateta” vem aterrorizando crianças e propondo desafios perigosos na Internet. Mas, afinal, quem é ele? De acordo com o Canaltech, o perfil por trás do desenho infantil é Jonathan Galindo.

Nas últimas semanas, algumas autoridades e jornais alertaram os pais de crianças para ficarem atentos aos conteúdos que seus filhos consumiam. Segundo informações divulgadas, havia um perfil, conhecido como o “Homem-Pateta”, que assustava e propunha desafios perigosos na Internet. As propostas inseguras, inclusive, englobavam o suicídio como meta final.

homem-pateta
Quem é o “Homem-Pateta”, perfil que indica desafios perigosos? | Foto: Reprodução.

Na sexta-feira passada, 10 de julho, a Polícia Civil de São Paulo apreendeu um adolescente de Sorocaba, o qual seria o responsável pela criação de um dos perfis do “Homem-Pateta”.

Sobre o ocorrido, o portal Tecmundo divulgou que o jovem sorocabano confirmou que mandava mensagens, mas que via os atos como uma mera brincadeira. Sendo assim, a investigação será conduzida pela Vara de Infância e Juventude e o jovem “poderá responder por atos infracionais” (a exemplo de ameaça e instigação ao suicídio).

História do “Homem-Pateta”

O primeiro comunicado sobre o “Homem-Pateta” foi publicado no dia 17 de junho, pelo Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça do estado de Santa Catarina (TJSC). No entanto, a história aparenta não ser tão recente assim.

Em 2017, surgiram perfis que se identificavam como Jonathan Galindo e utilizavam imagens do personagem icônico da Disney, o Pateta. Segundo informações do Canaltech, entretanto, essa primeira aparição se limitou aos países de língua espanhola.

Em contrapartida, agora, começaram a surgir também no Brasil. Dessa maneira, mensagens e ligações – sejam por áudio ou vídeo -, com conteúdos aterrorizantes e perigosos, são enviadas às crianças.

Após diversos comentários e reportagens a respeito do Homem-Pateta, não foram encontrados boletins de ocorrência e nem casos confirmados. Mesmo assim, autoridades confirmam que estão alarmados.

Desafios perigosos na Internet

Apesar do “Homem-Pateta” ser o foco da atualidade, não é a primeira vez que desafios perigosos são lançados na Internet.

Baleia Azul e Momo foram algumas das “brincadeiras” irresponsáveis surgidas antes do “Homem-Pateta”. Porém, diferentemente do último, o jogo Baleia Azul teve vários adeptos e, inclusive, mortes advindas dos chamados challenges.

Além desses citados acima, alguns desafios arriscados, até então tidos como inocentes, viralizaram na Internet. Desafio da pimenta, da canela, do preservativo, do gelo e sal e Bird Box foram alguns deles.

jogo Baleia Azul
O jogo Baleia Azul era tão perigoso quanto os desafios do “Homem-Pateta”. | Foto: Reprodução.

Portanto, não é a primeira vez que desafios perigosos tomam a Internet. Assim, a atenção de pais ao conteúdo que seus filhos acessam é fundamental, a fim de evitar a criação de novos perfis como o “Homem-Pateta“.

_____________________________________
Por Isabela Cagliari – Redação Fala!

Tags mais acessadas