Quem é Luiz Fux, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal?
Quem é Luiz Fux, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal?

Home > Notícias > Política > Quem é Luiz Fux, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal?

Na quinta-feira, dia 25 de junho, Luiz Fux foi eleito novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para um mandato de dois anos. A votação estava prevista para agosto, mas foi antecipada para facilitar o processo de transição durante a pandemia, conforme informou a assessoria de Dias Toffoli, que ocupa o cargo atualmente. A posse será no dia 10 de setembro deste ano.

Luiz Fux
Luiz Fux, o novo presidente do Supremo Tribunal Federal. | Foto: Reprodução.

Quem é Luiz Fux, novo presidente do STF?

Luiz Fux nasceu no Rio de Janeiro e se formou em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Em 2009, tornou-se doutor em Direito Processual Civil pela mesma instituição e, hoje, é professor na universidade.

Ele já trabalhou como advogado. Foi Juiz e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e, depois, Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) até sua ascensão ao STF, em 2011, quando foi nomeado pela então presidente Dilma Rousseff. Entre 2014 e 2018, atuou como Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também.

Prometo que vou lutar intensamente para manter o Supremo Tribunal Federal no mais alto patamar das instituições brasileiras. Vou sempre me empenhar pelos valores morais, pelos valores republicanos, pela luta pela democracia. E respeitar a independência entre os Poderes dentro dos limites da Constituição e da lei.

Declarou ao ser eleito.

Tradicionalmente, o ministro que está há mais tempo no tribunal e que ainda não tenha ocupado a presidência é escolhido para o cargo. Sendo assim, a votação, que ocorreu por meio de uma videoconferência, foi praticamente unânime – com exceção apenas de Luiz Fux, que votou em sua futura vice-presidente, Rosa Weber, a próxima na linha de sucessão segundo a dinâmica interna da Corte.

Por Luana de Paula – Fala! UFRJ