Home / Colunas / Quartas de final da Copa do Mundo Rússia 2018

Quartas de final da Copa do Mundo Rússia 2018

Juan Dias – Fala!FIAM FAAM

A Copa do Mundo da Rússia já pode ser considerada, de certa forma, uma copa de zebras. Algumas seleções que até então eram as favoritas ao título, como a Espanha, Argentina, Alemanha, Portugal, já se despediram do mundial, e o caminho para as seleções que restaram teoricamente ficou ‘tranquilo’. Mas não se engane, as 8 seleções que buscam o título na Rússia prometem dar o melhor de si para conquistar a maior glória do futebol mundial.

 

Uruguai x França

Resultado de imagem para uruguai x frança imagens
Última partida entre as duas seleções foi na Copa da África em 2010 na fase de grupos (Foto: Reuters)

As equipes já se enfrentaram oito vezes, com superioridade dos uruguaios: a equipe celeste nunca foi derrotada pelos franceses. Por outro lado, a equipe francesa não perde para seleções sul-americanas desde a copa de 1978, quando foi derrotada pela Argentina – ou seja, 40 anos de tabu que a equipe uruguaia tentará quebrar nesta sexta feira. Os astros das duas equipes estão confirmados, pelo lado do Uruguai os atacantes Luis Suárez e Edison Cavani,  e pelo lado da França, os atacantes Mbappé e Antoine Griezmann. O palco do jogo da próxima sexta será o mesmo da final no próximo dia 15 de julho.

 

Brasil x Bélgica 

Ross Kinnaird/Getty Images
Foto: Ross Kinnaird

As duas seleções jogaram poucas vezes entre si, apenas 5 vezes na história, e pela copa será apenas a segunda vez. A primeira foi na campanha da seleção brasileira no pentacampeonato na copa da Córeia e do Japão em 2002. Até hoje se comenta a vitória do Brasil sobre os belgas, com belos gols de Rivaldo e Ronaldo. O jogo foi válido pelas oitavas de final daquele mundial.

Os belgas reclamam até hoje do lance do jogo contra o Brasil em 2002, que acabou com o sonho de título. No primeiro tempo, com o placar ainda no 0 a 0, a bola alçada na área, Marc Wilmots, principal jogador da Bélgica, subiu nas costas de Roque Júnior, cabeceando sem nenhuma chance de defesa para Marcos. O atacante chegou a comemorar, mas o jamaicano Peter Prendergast anulou o gol por falta em cima do zagueiro brasileiro.

Em 2018 a história será bem diferente, pois na Copa da Rússia qualquer lance polêmico o juiz consulta o árbitro de vídeo (VAR) para poder tomar alguma decisão não precipitada.

O confronto entre brasileiros e belgas está gerando muita expectativa em ambos os lados. O Brasil passou com tranquilidade sobre o México por 2×0, já a Bélgica vem com moral de eliminar de virada contra o Japão por 3×2. A maioria dos jornalistas e especialistas há alguns anos vem falando sobre a talentosa geração belga com Hazard, Lukaku, Courtois, De Bruyne, Fellaini, entre outros, só que nunca conseguiram chegar no pelotão das grandes seleções. Será um confronto entre amigos já que vários jogadores das duas seleções já jogaram ou jogam nos mesmos times em países europeus, principalmente na Premier League (Inglaterra). O Brasil vem forte pois Neymar e William voltaram a jogar bem, juntamente com Philiipe Coutinho; quem está devendo é o menino Gabriel Jesus, que não desencantou nesse mundial  – ainda.

 

Suécia x Inglaterra

Resultado de imagem para Suécia x Inglaterra fotos
Último confronto entre as duas seleções foi no mundial da Alemanha em 2006 Foto: FotoArena

Será o terceiro confronto entre as duas equipes em copas do mundo. O primeiro foi na copa 2002 no empate em 1×1, e o segundo em 2006, por 2×2. Os dois jogos foram pela fase de grupos. Já em 2018 a história é diferente, o jogo será eliminatório.

A Suécia fez história. Depois de 24 anos, a seleção sueca chega em uma quartas de final – e já hávia feito história nas eliminatórias europeias, deixando na fase de grupo a Holanda, e na repescagem eliminando a tetracampeã Itália. Já os ingleses se classificaram para a Rússia com certa facilidade.

A Suécia é considerada por muitos como a zebra do mundial e, no próximo sábado, tenta outra vez eliminar uma favorita. Os ingleses vem para a partida cheios de moral depois de eliminar a Colômbia em uma decisão de pênaltis dramática.

 

Rússia x Croácia

Resultado de imagem para Rússia x Croácia fotos
Foto: Jewel SAMAD / AFP

 

Fechando a fase de quartas de final, russos e croatas se enfrentam em busca de uma vaga na semifinal. Ambas as seleções vem com muita motivação pois se classificaram na decisão dos pênaltis: a Rússia eliminou a favorita Espanha, surpreendendo a todos, e a Croácia, depois de uma brilhante fase de grupos, com direito a goleada na Argentina, eliminou a Dinamarca nos pênaltis, no último domingo.

Será a primeira vez que eles se enfrentarão na história das copas. A Rússia vem embalada por vários motivos: os principais de estar jogando a copa em seus domínios e de ter eliminado a Espanha. Já a Croácia conta muito com seu trio poderoso Modric, Rakitic e Mandzukic, que deu um baile na Argentina. A Croácia tenta repetir a campanha histórica da copa de 1998, disputada na França, onde os croatas terminaram em terceiro lugar no mundial. Já a Rússia vive sua primeira vez na fase eliminatória, e a seleção espera dar mas uma vez alegria ao povo russo, chegando na semifinal.

Confira também

Reciclagem transforma 35 buticas em uma folha A4

Por Sarah Américo – Fala!Anhembi   O cigarro é um dos vícios comuns entre os ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *