Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Qual o jogador que mais atuou na Seleção Brasileira?

Qual o jogador que mais atuou na Seleção Brasileira?

Você pode estar tentando lembrar quem seria este jogador, tentando encontrar na história… Pode estar pensando em Pelé, Ronaldo Fenômeno, Cafú ou qualquer outro. Porém, esse posto não é de um jogador, sim de uma jogadora!

Formiga na Seleção Brasileira
Formiga na Seleção Brasileira

Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, irá atuar em sua sétima Copa do Mundo pela Seleção Brasileira Feminina. A meia possui um currículo inigualável, com passagem em times nacionais, internacionais e muitas convocações pela Seleção.

Aos 41 anos, Formiga atua pelo Paris-Saint Germain com uma recente renovação para próxima temporada. A jogadora participou de sete Copas das oito edições que tiveram, somente não foi convocada em 1991, na 1º edição da Copa do Mundo Feminina. Em sua primeira convocação, em 1995, Formiga tinha apenas 16 anos e acabou tornando-se uma esperança para esse time.

A meia já tinha anunciado a aposentadoria, mas ao pedido de Vadão e da CBF, a jogadora decidiu voltar aos gramados pela Seleção trazendo mais uma Copa América para o Brasil. Miraildes é de outro mundo, segundo o próprio Vadão.

A Carreira de Formiga

A carreira de Formiga demonstra o porquê do comentário, ela entra em campo para fazer diferença, não para ser mais uma. A trajetória cresceu aos poucos, em passos e passos Formiga conquistou esse nome gigante que possui, como passos de formiguinha.

Ajudando na conquista de visibilidade do futebol feminino, a meia passou por dificuldades de aceitação desde a infância. Sendo a única mulher na família, Formiga comenta muitas vezes que seus pais tinham medo de que ela se machucasse e não permitiam que a pequena menina jogasse nos campinhos de Salvador. Em seu percurso tiveram vários obstáculos, entretanto o sonho a fez mais forte.

Recordes de Formiga

 Formiga atuou em todas as Olímpiadas pela Seleção de Futebol e, em 2004 e 2008 auxiliou a conquista das medalhas de prata para todas as jogadoras. Além das atuações pela Copa e Olimpíadas, participou dos Pan-americano e agrega mais três conquistas ao currículo.

Há mais um recorde em seu currículo, aos 37 anos, a experiente Miraildes tornou-se a jogadora mais velha a marcar um gol com a camisa da Seleção. Mesmo com a idade, Formiga adiciona mais e mais coisas à extensa carreira, sempre em pequenos passos. A jogadora está indo atrás de um sonho, a Copa do Mundo.  

A última Copa que disputará também é o último título que falta a jogadora. Segundo a própria, ter essa conquista não seria um prêmio somente para ela, mas um troféu para todas as meninas, mostrar que mesmo com as dificuldades foi possível. Depois de toda a luta para chegar aonde está, Miraildes Martins Mota, a gigante Formiga, merece levar esta taça junto com todos que lhe apoiaram.

Mas sua maior conquista pode ser além de todos esse prêmios, com o reconhecimento individual e coletivo de sua atuação pelo futebol e pela visibilidade necessária do time feminino. Depois desta Copa, talvez possamos acompanhar Formiga à beira do campo no comando de suas meninas torcendo sempre pela vitória.

Por Tayna Fiori – Fala! Cásper

0 Comentários

Tags mais acessadas