Qual 'High School Musical' tem as melhores músicas?
Qual ‘High School Musical’ tem as melhores músicas?

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Qual ‘High School Musical’ tem as melhores músicas?

Minha primeira grande obsessão cinematográfica foi High School Musical. Eu tinha só 5 aninhos quando saiu o primeiro, mas o mais bem-sucedido filme original do Disney Channel até então foi um hit supremo, inclusive na minha escolinha, na minha turma. Todo mundo só falava nisso. Ia para a casa das amigas ver High School Musical, brincava de ser os personagens, ouvia as músicas o tempo inteiro, lia revistas de fofoca sobre os atores. Uma vez eu até vivi o Troy Bolton em uma montagem de We’re All In This Together na escola, que com certeza pareceu bem mais fiel ao filme na minha cabeça de 8 anos. Foi um fenômeno.

E tenho certeza que muitas pessoas, talvez até você, têm histórias parecidas com a minha. Somos da geração marcada por High School Musical e, até hoje, as músicas de toda a trilogia estão em nossas playlists. Ouso ainda dizer que, por menos que queiramos admitir, já tentamos aprender a coreografia de Work This Out depois de velhos.

Para uma pessoa que teve toda essa história, a discussão “Qual High School Musical tem as melhores músicas?” já deve ter surgido algumas vezes na mesa do almoço, no Twitter ou em qualquer grupo de amigos. Uns dizem que o primeiro é o único clássico, outros (como eu) dizem que o segundo têm a maior quantidade de hits memoráveis, e tem ainda os que dizem que o terceiro é melhor por ser uma produção maior, que inclusive saiu nos cinemas. E foi em uma dessas discussões que eu resolvi pesquisar mesmo qual era o filme com as melhores músicas.

É claro que a qualidade das músicas é uma coisa impossível de medir. Quem vai dizer qual é realmente melhor entre Breaking Free e Everyday? Só se pode medir o quanto se gosta de cada música e quantas pessoas gostam de cada música. Então, o mais perto que cheguei de responder à grande pergunta foi fazer uma pesquisa de preferência das músicas.

Qual High School Musical tem as melhores músicas?

High School Musical
As músicas de High School Musical sempre são alvo de debate. | Foto: Reprodução.

Assim, fiz um formulário que permitia que as pessoas dessem uma nota de 1 a 5 para cada música de cada filme da trilogia. Compartilhei o link em vários grupos do Facebook com o tema High School Musical e obtive um total de 200 respostas. Depois, levando em consideração todas as notas dadas, calculei uma nota média para cada música, o que permite a comparação de uma com a outra. Calculei ainda a nota média das músicas de cada filme. Essa tabela mostra todos os resultados:

High School Musical músicas
Nota média das músicas da franquia High School Musical. | Foto: Reprodução.

As canções do primeiro filme são as menos queridas, sua nota média foi 3,85. O segundo apresenta um fenômeno interessante. Se levarmos em consideração apenas o High School Musical 2 original, sua nota é 3,98. Entretanto, a versão estendida desse filme, lançada no DVD, apresenta uma cena com a canção menos favorita de toda a trilogia: Humuhumunukunukuapua’a. Isso baixou a nota média para 3,89. E o musicalmente favorito é High School Musical 3, com média 4,15. Esse gráfico compara as notas finais de cada filme:

filmes disney channel
Notas finais de cada filme do sucesso do Disney Channel. | Foto: Reprodução.

O gráfico seguinte mostra a “qualidade” das músicas ao longo de cada filme. Pode-se perceber que o primeiro é o mais irregular e apresenta as músicas com as notas mais baixas. Ainda assim, a penúltima música do filme, Breaking Free, é a segunda nota mais alta de todas.

High School Musical 2 se mostra bem regular em suas primeiras músicas, mas tem uma grande queda quando chega à versão da Sharpay de You Are The Music In Me, compensada logo em seguida pela favorita do filme, Gotta Go My Own Way.

Agora, não é à toa que terceiro filme tem a maior média. A maior parte de suas canções são preferidas em relação às dos outros filmes, inclusive a eleita melhor música da trilogia está em High School Musical 3, que é Can I Have This Dance?.

trilogia
Qualidade da trilogia. | Foto: Reprodução.

Os próximos três gráficos comparam as notas médias de cada música dentro de cada filme.

filmes disney
Em High School Musical, a favorita é Breaking Free e a desprezada é When There Was Me And You. | Foto: Reprodução.
sucessos disney
Em High School Musical 2, quase todas as músicas têm médias parecidas, variando mais na reprise de You Are The Music In Me e na música bônus. | Foto: Reprodução.
high school musical 4
Can I Have This Dance é a favorita não só desse filme, mas também de toda a trilogia. | Foto: Reprodução.

Quase todas as médias das canções ficaram por volta de 4, por isso a variação entre as mais e menos queridas é, em geral, pequena. Isso se deve ao fato de as respostas variarem muito de pessoa para pessoa, e isso percebi quando eu mesma classifiquei as músicas no formulário.

Bet On It é uma das minhas canções favoritas da trilogia, com certeza a que eu mais escuto, e no final ficou com uma média relativamente baixa. Por outro lado, Breaking Free tem a segunda nota mais alta de todas, e eu não gosto tanto assim. E como isso varia muito, a média final de cada música acabou ficando parecida.

Afinal, o High School Musical que tem as melhores músicas será o seu favorito. Dizem que gosto não se discute, e essa pesquisa certamente não terá posto um fim aos divertidos debates na mesa do almoço, no Twitter ou em qualquer grupo de amigos.

Por Estela Magalhães Ribeiro – Fala! UFRJ