Qual aprender primeiro: inglês ou espanhol?
Menu & Busca
Qual aprender primeiro: inglês ou espanhol?

Qual aprender primeiro: inglês ou espanhol?

Home > Cultura Inglesa > Qual aprender primeiro: inglês ou espanhol?

Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia. Todos esses seis países têm o inglês como uma língua oficial. Por sua vez, o espanhol também se tornou importante no mercado de trabalho, além de ocupar o posto de segundo idioma mais falado em número de falantes nativos. No momento em que se deseja aprender uma nova língua, deve-se colocar em primeiro lugar o inglês ou o espanhol? 

Ambos exigidos pelo mercado de trabalho, os dois idiomas no currículo são necessários para ter maiores chances em um processo de seleção. Até mesmo estágios podem exigir o inglês e/ou o espanhol. Mais do que isso, eles podem auxiliar na comunicação com estrangeiros em situações de viagem ou estudos fora do país. 

idiomas
É mais importante saber inglês ou espanhol? Confira aqui! | Foto: Reprodução.

É suficiente aprender o inglês e o espanhol? 

Já deve ser claro que as duas línguas são muito exigidas no mercado de trabalho e que, ao viajar, elas podem facilitar sua comunicação com estrangeiros. Afinal, o inglês e o espanhol estão entre os idiomas mais falados no mundo. Pode ser um grande alívio ter domínio sobre os dois. 

Quando é uma dúvida, no entanto, se já é suficiente aprender essas duas línguas, deve-se pensar sobre o contexto em que elas serão utilizadas. Caso você esteja planejando se mudar para Londres, ter domínio sobre o inglês pode já ser o bastante. No entanto, se você está indo a Paris, estudar francês pode ser ideal. 

Levando em conta o mundo profissional brasileiro, a fim de atingir cargos de alto posto, o inglês e o espanhol podem já ser suficientes. No Brasil, somente 5% da população tem domínio sobre outro idioma além do português. Uma porcentagem ainda menor sabe, portanto, comunicar-se em outras duas línguas. Sob essa perspectiva, nota-se o destaque que já se ganha ao aprender inglês e espanhol. 

Qual é a importância dos dois idiomas? 

Você sabia que o inglês e o espanhol são considerados idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas – ONU? No mundo dos negócios, o inglês oferece oportunidades para que pessoas de diferentes lugares do mundo se comuniquem e firmem acordos econômicos internacionais. 

Na Internet, o inglês também costuma ser o idioma padrão de redes sociais, softwares e jogos, por exemplo. Além disso, lojas e restaurantes – brasileiros, ou não – também vêm adotando o idioma para nomear seus serviços e produtos.  

De outra forma, o espanhol é falado em 20 países como língua oficial. Vários deles estão localizados na América Latina e, morando no Brasil, pode-se ter um grande contato com o idioma. O intercâmbio cultural com esses locais é grande, especialmente nas regiões que fazem fronteira com essas nações. Além do mais, a oportunidade de negócios é grande com os países falantes de espanhol. 

Correndo atrás: a procura pelo idioma estrangeiro 

Em 2017, uma lei tornou obrigatório no Brasil o ensino do inglês a partir do sexto ano do ensino fundamental. Já observando a necessidade da língua para o dia a dia do brasileiro, a lei tentava fazer com que o idioma fosse oferecido ao máximo de estudantes possíveis. Infelizmente, ele ainda não é adequadamente ensinado a todos os alunos.

Nos últimos anos, escolas de idioma também se multiplicaram e o aprendizado de inglês e espanhol ganharam maior atenção. Cada vez mais brasileiros buscam este tipo de conteúdos  para avançar profissionalmente e nos estudos. Desse modo, sabendo a importância das duas línguas, por qual começar?  

aprender inglês e espanhol
Aprender novos idiomas é sempre muito importante. | Foto: Reprodução.

Inglês ou espanhol: qual aprender primeiro? 

Ambos são meios que auxiliam na comunicação com pessoas de todo o mundo. Seja para turismo, estudos ou trabalho, os dois são extremamente necessários para expandir horizontes. Que tal continuar seus estudos fora do país ou viajar para um lugar que nunca visitou? 

Quando é tomada a decisão de aprender um novo idioma, é preciso escolher por qual começar. O inglês já é um pré-requisito em muitas vagas de trabalho. Caso um candidato não tenha a língua em seu currículo, pode ser automaticamente deixado de lado no processo seletivo. Ele também é essencial para a comunicação online e pode servir em viagens para qualquer lugar do mundo. Mesmo em países onde não é o idioma oficial, sempre haverá alguém que se comunica por meio dessa língua. Por consequência, aprender inglês para um brasileiro pode ser mais urgente do que aprender espanhol. 

Na Cultura Inglesa, uma das mais conceituadas escolas de idiomas do Brasil e com 85 anos de tradição no ensino da língua, você poderá encontrar o curso certo para iniciar seus estudos em inglês. Referência no mercado, a Cultura Inglesa fornece aos seus alunos todos os meios necessários para atingir o sucesso na aprendizagem do idioma. Finalmente, o que você está esperando para retomar os seus estudos?

______________________________
Por Leonardo Cunha – Fala! Cásper

Tags mais acessadas