Qual a origem do boi-bumbá? Veja tudo sobre a sua história
Menu & Busca
Qual a origem do boi-bumbá? Veja tudo sobre a sua história

Qual a origem do boi-bumbá? Veja tudo sobre a sua história

Home > Entretenimento > Cultura > Qual a origem do boi-bumbá? Veja tudo sobre a sua história

O bumba meu boi ou boi-bumbá tem origem da cultura europeia no século XVI e foi trazida para o Brasil através dos portugueses, junto com as culturas indígena e africana. É uma das danças folclóricas mais marcantes da cultura brasileira, principalmente na região Norte e Nordeste, que mistura dança, música e teatro que conta a lenda de um boi.

A brincadeira de rua surgiu a partir de uma lenda nordestina, na qual os folcloristas associavam o nascimento do bumba meu boi à expansão do ciclo do gado, momento em que o animal ganhou grande importância nas fazendas da região, nos séculos XVII e XVIII. 

boi-bumbá
Qual a origem do boi-bumbá? Veja tudo sobre a sua história. | Foto: Reprodução.

História do boi-bumbá

A história apresentada é contada através de muita música e coreografias, que têm origem na história de um casal de escravos, Francisco e sua esposa Catirina (ou Catarina), que por estar grávida, deseja comer a língua de um boi. Na tentativa de realizar os desejos da sua esposa, Francisco então escolhe o boi mais charmoso do pasto para matar, porém o que ele não imaginava é que o animal seria também o preferido do fazendeiro.

Ao descobrir o que havia acontecido com o boi, o fazendeiro então mandou prender Francisco e pediu para que os outros escravos encontrassem o animal. O boi foi achado morto, mas, com a ajuda do pajé de uma tribo indígena, ele foi ressuscitado.

As pessoas que assistem e dançam durante a exibição do grupo folclórico são chamadas de brincantes. Uma curiosidade é que a palavra “bumba” exprime o suposto som de uma pancada do chifre do boi. Assim, bumba meu boi significaria algo como “chifra, meu boi!”.

O enredo da apresentação do boi-bumbá pode variar, mas o tema central é a morte e a ressurreição de um boi. Um homem que representa o boi. Ele veste uma armação de madeira com pano e usa uma cabeça de animal feita à mão. Às vezes, dois homens ficam embaixo dessa armação, um na frente e outro atrás. Em cada região, o bumba meu boi tem suas características próprias. É uma festa tão popular que é acompanhada por gente de todas as idades, crianças e adultos, que brincam nas ruas durante a noite.

O boi folclórico possui um nome diferente de acordo com o Estado. No Amazonas e no Pará, chama-se boi-bumbá; no Maranhão, chama-se bumba meu boi; no Rio de Janeiro, é nomeado de boi calemba; no Rio Grande do Norte, é cavalo-marinho; na Paraíba, chama-se bumba de reis ou reis de boi; no Espírito Santo, é boi pintadinho; na Bahia, adota-se o mesmo nome do Maranhão.

________________________________
Por Maria Ingrid – Fala! Anhanguera

Tags mais acessadas