Qual a importância de La Catrina para a cultura mexicana?
Menu & Busca
Qual a importância de La Catrina para a cultura mexicana?

Qual a importância de La Catrina para a cultura mexicana?

Home > Entretenimento > Cultura > Qual a importância de La Catrina para a cultura mexicana?

La Catrina tem um significado enorme para o México, principalmente no Día de Los Muertos ou (dia dos mortos). Mas, para entender qual a grande importância que a personagem retrata para os mexicanos, devemos primeiro explicar o que é essa data comemorativa. 

Día de Los Muertos e La Catrina

 Todos os anos, no dia 2 de novembro, ocorre um dos festivais mais importantes para a cultura mexicana, o Día de Los Muertos, onde o povo mexicano celebra a vida e a morte. Essa comemoração ocorre porque, segundo suas crenças, nesse dia, os falecidos retornam e visitam os vivos.

Sendo assim, é oferecida a eles uma festa, com mesas fartas e outros tipos de oferendas. Os cemitérios são os que mais lotam, com enfeites em todos os lugares, já que para eles, nesse dia, aqueles que já se foram saem direto de seus túmulos. 

José Guadalupe Posada (1852-1913) foi um gravurista e cartunista mexicano que retratou uma das figuras mais famosas usadas no Día de Los Muertos no México, La Catrina. Entretanto, por mais que Posada tenha criado essa figura, quem batizou com o nome de “La Catrina” foi o pintor mexicano, Diego Rivera (1886-1957). 

la catrina
La Catrina. | Foto: Reprodução.

Retratada em um esqueleto de uma moça que usa com um chapéu exuberante e roupas de classe alta, a personagem ficou rapidamente conhecida, não apenas em seu país de origem, como também em vários outros, lembrada em tatuagens, estampas de camisas e até mesmo fantasias para o Halloween.  

Há uma expressão “memento mori”, que diz algo como “lembre-se de que você é mortal”, “lembre-se de que você vai morrer” ou até mesmo “lembre-se da morte”. La Catrina tem exatamente o mesmo significado só que acrescentando mais algumas coisas, como, por exemplo: “Lembre-se de que na hora da morte, todos são iguais, independentemente de sua classe social/econômica, origem e etnia”, entre outros.

Levando em consideração esses aspectos, a personagem La Catrina torna-se importante para a cultura mexicana, já que retrata a morte como algo que vai acontecer a todos em algum momento de suas vidas.

_________________________________
Por Ellen Coutinho – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas