Quais são as diferenças entre a mitologia grega e a romana?
Menu & Busca
Quais são as diferenças entre a mitologia grega e a romana?

Quais são as diferenças entre a mitologia grega e a romana?

Home > Entretenimento > Cultura > Quais são as diferenças entre a mitologia grega e a romana?

O termo mitologia pode se referir tanto ao estudo de mitos como a um conjunto de mitos. Entre eles o de dois povos, gregos e romanos. O que difere uma mitologia da outra são os nomes dos deuses. Na religião grega, os nomes são gregos e, na religião romana, a nomenclatura aparece em latim.

mitologia
As mitologias grega e a romana são semelhantes, mas apresentam algumas diferenças. | Foto: Reprodução.

Conheça as diferenças entre a mitologia grega e a romana

A cultura grega veio cerca de mil anos antes dos romanos. Os romanos acabaram adotando a ideia de ter deuses e deusas dos gregos. Mas eles acabaram mudando um pouco os nomes das divindades gregas, exceto pelo deus da música e da poesia Apolo, no qual o nome é praticamente o mesmo para as duas culturas.

Há uma diferença explícita em uma das divindades, “o deus da guerra”. Para os  gregos, esse deus é chamado Ares, mas, para os romanos, ele é denominado Marte. Ares foi apelidado como puramente um deus da guerra pelos gregos, enquanto os romanos também reconhecem Marte como um deus da fertilidade e da agricultura.

Os deuses e deusas dos mitos gregos são: Zeus, Poseidon, Héstia, Hermes, Hera, Hefesto, Hades, Dionísio, Deméter, Atena, Ártemis, Ares, Apolo e Afrodite. Já para os romanos, eles são nomeados como: Júpiter, Netuno, Vesta, Mercúrio, Juno, Vulcano, Plutão, Baco, Ceres, Minerva, Diana, Marte, Apolo e Vênus.

Está claro que os romanos têm uma afinidade especial para nomear suas divindades com as estrelas ou planetas. Também está claro que Vênus e Afrodite são as mesmas deusas do amor, enquanto Minerva e Atena são as deusas da sabedoria. Juno e Hera são as rainhas dos deuses, enquanto Júpiter e Zeus são os governantes supremos dos deuses em suas devidas mitologias. 

No geral, essas divindades carregavam simbolismos de características humanas. A diferença na mitologia de cada cultura é praticamente a forma como as pessoas as interpretam e como elas imaginam suas vidas. 

As lendas e os mitos contados pelos gregos tiveram um significado forte na época. Com o passar dos anos, muitas delas duraram até os dias atuais e nos ajudam a entender a Grécia Antiga e sua civilização.

Já para a mitologia Romana, homens e deuses, deviam encontrar um equilíbrio para viver bem. Por isso, os homens deveriam, através de cultos e rituais, agradar os deuses, garantindo, assim, proteção para o que fosse preciso. Os romanos não tentavam descobrir qual era a origem dos seus deuses, obedeciam às orientações sem questionar e para garantir a harmonia entre eles.

____________________________
Por Maria Ingrid – Fala! Universidade Anhanguera

Tags mais acessadas