Quais plantas devem ser escolhidas para a decoração interna?
Quais plantas devem ser escolhidas para a decoração interna?

Home > Notícias > Urbano > Quais plantas devem ser escolhidas para a decoração interna?

Reunimos, aqui, algumas espécies de plantas que ficam bem em áreas internas e que são capazes de mudar o astral de qualquer ambiente.

As plantas têm o poder de mudar a decoração da casa, além de deixar mais charmosa e aconchegante, ainda melhoram a qualidade do ar e dão aquele toque verde nos ambientes que, muitas vezes, estão sem cor e sem vida. Assim, fazem uma bela transformação de energia do local.

E não se preocupe, não é preciso ter varanda ou quintal para cultivar suas plantinhas. Inserir plantas dentro de casa é uma ótima opção, você não precisa gastar muito dinheiro e nem comprar novos móveis para dar um novo designer na sua casa.

Porém, antes de sair comprando plantas, vasos e flores para sua sala de estar, cozinha ou quarto, é importante conhecer cada espécie e identificar quais são as mais indicadas para cultivo em ambientes fechados, sem contar que cada tipo de planta exige cuidados diferentes.

plantas
Plantas para decoração interna. | Foto: Reprodução.

Principais cuidados com as plantas dentro de casa

Algumas plantas precisam de um mínimo contato com o sol ou luz natural, mesmo as que são indicadas para serem cultivadas dentro de casa. Por isso, é bom ficar atento onde vai colocar suas plantinhas, escolha locais próximos a janelas e varandas.

É importante saber também se as plantas escolhidas são venenosas, tóxicas ou se trazem algum tipo de perigo, como pontas ou espinhos, especialmente se tiver crianças ou animais em casa.

Um outro ponto importante é verificar o cuidado específico com cada espécie, pois algumas precisam ser regadas mais vezes do que outras. A dica para descobrir se a periodicidade ideal é afundar um pouco o dedo na terra. Se ainda estiver úmida, espere mais uns dias. Caso esteja seca, é sinal de que chegou a hora de regar.

Sempre passe um pano úmido nas folhas para retirar o pó e deixá-las mais bonitas. E lembre-se de que a água deve ser colocada sempre na terra, não sobre as folhas.

Essas 5 espécies, a seguir, são ótimas para dentro de casa. Saiba mais e escolha a sua:

Espécies de plantas para cultivar dentro de casa

1. Cróton

Esta espécie chama a atenção por suas folhas coloridas e grandes. Brilhantes e um pouco retorcidas, elas surgem em tamanhos variados e podem mesclar tons de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja, formando lindas combinações.

A folhagem só será mantida se a planta receber bastante sol direto. Por isso, posicione o vaso próximo a uma janela. E aqui ficam algumas dicas importantes:

• ela não se adapta a locais com ar condicionado;
  • ao manipular a planta, utilize luvas, pois sua seiva pode provocar irritações na pele. Mas não chega a ser perigosa.

2. Orquídea

Quem nunca comprou ou ganhou de presente um vaso com essa planta? Ela é a mais escolhida para o uso interno, e pede poucos cuidados. É bastante delicada e vale a pena substituir os vasos de plástico pelos de barro, pois são porosos e drenam melhor a água.

Deve ser cultivada à meia-sombra, recebendo iluminação indireta. Preste atenção também na coloração da folhagem: se estiver escura, é hora de mudar a orquídea de local.

3. Palmeira-leque

Por apresentar um crescimento lento, é ótima para o cultivo em vasos. Mas é preciso colocá-la em ambientes amplos e bem iluminados. Suas folhas grandes, e um lindo tom de verde brilhante, chamam a atenção.

Para mantê-la saudável, remova as folhas velhas e secas e adube a espécie durante o verão. Proteja-a de ventos fortes.

4. Samambaia

De coloração verde-clara, apresenta folhas longas e pendentes, que costumam formar touceiras volumosas, demonstrando sua bela textura. Para tirar proveito dessas características, plante-a em vasos suspensos ou em um local alto. A iluminação ideal para cultivá-la é a meia-sombra.

5. Cacto

Ótima opção para quem não tem tempo ou jeito para cuidar de plantas, a espécie gosta de muitas horas de luminosidade direta e pouca água. Quanto mais sol seu cacto receber, mais robusto e bonito ele ficará. Quando plantado em vasos, ele estaciona seu crescimento ao perceber que o espaço acabou.

______________________________
Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife