Quais filmes foram indicados ao Oscar 2021 de melhor animação?
Menu & Busca
Quais filmes foram indicados ao Oscar 2021 de melhor animação?

Quais filmes foram indicados ao Oscar 2021 de melhor animação?

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Quais filmes foram indicados ao Oscar 2021 de melhor animação?

Chegou o tão esperado Oscar! Principal premiação para aqueles que amam a “sétima arte”. Dentre as 24 categorias, uma das mais esperadas é a de melhor animação e, neste ano, na 93ª edição, os indicados foram: Dois Irmãos; A Caminho da Lua; Shaun, O Carneiro: A Fazenda Contra-Ataca; Soul; e Wolfwalkers. Você já sabe qual foi o vencedor?  

Caso você ainda não tenha assistido aos filmes e queira saber um pouco mais sobre eles, acompanhe essa lista e escolha seu favorito.

Indicados ao Oscar 2021 de melhor animação

1. Dois Irmãos- Uma Jornada Fantástica

Oscar animação
Dois Irmãos. | Foto: Reprodução.

No mundo cheio de criaturas místicas que não praticam mais magia, Dois Irmãos retrata a divertida jornada enfrentada pelos elfos Ian e Barley para trazer seu pai de volta à vida. Inexperientes na arte da feitiçaria, os irmãos usam um cajado mágico deixado por seu pai para tentar trazê-lo de volta por mais um dia. Assim, os elfos embarcam em uma aventura extraordinária e redescobrem a beleza e a importância da magia para o mundo ao seu redor. 

Tocando em uma ferida familiar, a Pixar explora uma maneira diferente de encarar a morte, deixando clara a valorização do laço parental e a importância dele nas nossas vidas. Quando os dois irmãos se unem buscando reconectar sua família, eles percebem que tudo o que mais precisavam estava dentro e do lado deles.

Disponível na plataforma de streaming Disney+.

2. A Caminho da Lua

A Caminho da Lua
A Caminho da Lua. | Foto: Reprodução.

Outro filme que aborda o tema delicado da morte é A Caminho da Lua. O filme inicia mostrando a relação de amor entre um pai viúvo e sua filha, e o modo como cada um lida com o luto e a saudade deixada pela esposa e mãe. A crença na antiga lenda chinesa de Chang’e, que diz que existe uma mulher esperando seu verdadeiro amor na Lua se torna o elo entre a protagonista e sua falecida mãe, e é o que leva a pequena Fei Fei a ter esperança.

Revoltada com o novo casamento de seu pai, Fei Fei decide construir um foguete que a leve até a Lua para encontrar a deusa mística e provar, para ele e sua família, que a lenda que sua mãe contava é real. A busca pela deusa da Lua é apenas uma porta de entrada para tratar de questões como o luto, o amor, e o significado da família.

É através de um cenário decorado com a cultura chinesa e personagens secundários, que adicionam comédia e leveza ao enredo, que este filme destaca-se de forma emocionante. Assim, mostrando que existe a possibilidade de abrir o coração para pessoas novas e seguir a vida amando aqueles que já se foram.

Disponível na plataforma de streaming Netflix.

3. Shaun, O Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca

Oscar 2021
Shaun, O Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca. | Foto: Reprodução.

Quando criança você deve ter assistido a episódios das aventuras de Shaun, o carneiro na fazenda. Dessa vez em formato de filme, a animação dirigida por Will Becher e Richard Phelan concorreu ao Oscar. A trama começa quando Shaun avista um objeto voador não identificado pousar na sua cidade e conhece o invasor. A partir daí, Shaun e seus amigos carneiros embarcam em uma aventura de outro mundo.

Acompanhamos a jornada do ET Lu-La em descobrir a cultura terrestre enquanto celebra as maravilhas encontradas no nosso planeta, inclusive as presentes em pequenas coisas. Shaun e seus amigos decidem ajudar Lu-La a voltar para seu planeta, mas, para isso, precisam atrapalhar os planos dos gananciosos que querem lucrar em cima do ET e não o deixam ir embora.

Sem muitos diálogos, o filme traz várias referências aos clássicos do cinema de ficção cientifica. Com um roteiro simples e cômico, os diretores escolheram tratar temas como amizade e altruísmo, mas também ambição, perigo e medo. 

Disponível na plataforma de streaming Netflix.

4. Soul – Sobre as Pequenas Coisas

Soul
Soul – Sobre as Pequenas Coisas. | Foto: Reprodução.

Concorrendo nas categorias de Melhor Animação, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som, a animação Soul trata de questões existencialistas de uma forma simples e fantasiosa, mas que traz consigo grande reflexão sobre as pequenas coisas que fazem a vida ser tão importante. 

É através da “morte” do personagem Joe, professor de música apaixonado por Jazz, e de sua relação com a pequena 22, alma que perdeu a vontade de começar uma vida na terra por nunca ter encontrado seu verdadeiro propósito, que o diretor Pete Docter explora emoções e sentimentos que as particularidades da vida podem nos proporcionar.

Vale destacar que Soul é o primeiro filme da Pixar a trazer um protagonista negro. O filme era um dos queridinhos para ganhar o Oscar este ano. 

Disponível na plataforma de streaming Disney+.

​5. Wolfwalkers

Oscar
Wolfwalkers. | Foto: Reprodução.

O filme se passa “em uma época de superstições e magia” na Irlanda. O pequeno vilarejo em que mora Robyn, um caçador aprendiz, vem sofrendo vários ataques de lobos. Para resolver o problema e exterminar a última matilha, seu pai, o caçador Bil, é contratado.

Enquanto explora terras proibidas para além dos muros do vilarejo, Robyn conhece Mebh, uma menina selvagem que vive na floresta e é uma wolfwalker, capaz não só de controlar os lobos, mas também de se transformar em um. A amizade que as duas constroem ao longo da trama faz com que Robyn se aproxime do estilo de vida dos wolfwalkers. Essa proximidade coloca em risco sua relação com seu pai, já que este é um caçador de lobos e deve matá-los.

 Uma curiosidade sobre esse filme é que a brasileira Tatiana Mazzei foi a responsável por chefiar a equipe de clean-up animation, o que moldou as cenas deslumbrantes desse filme, tendo como plano de fundo o folclore Irlandês.  

Disponível na plataforma de streaming AppleTV+

Agora, sem mais delongas, vamos ao vencedor. 

Soul ganha o Oscar de melhor animação

Sem muitas surpresas, Soul já era o favorito para essa categoria. A mensagem deixada sobre o sentido da vida conseguiu amolecer o coração de quem assistiu ao filme e também dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Deixo os parabéns ao estúdio Pixar que, mais uma vez, trouxe uma animação emocionante e inspiradora, definitivamente merecedora do Oscar. 

_____________________________
Por Sandra Lacerda – Fala! Cásper

Tags mais acessadas