Quais filmes brasileiros já foram indicados ao Oscar
Menu & Busca
Quais filmes brasileiros já foram indicados ao Oscar

Quais filmes brasileiros já foram indicados ao Oscar

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Quais filmes brasileiros já foram indicados ao Oscar

O Oscar é o prêmio mais famoso e o mais desejado da indústria cinematográfica. Criada em 1927, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premia, anualmente, os melhores desempenhos do ano em categorias como Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Ator, entre outros. 

A Academia abriu, em 1957, mais espaço para a premiação de filmes não-estadunidenses, ao criar a categoria de Melhor Filme Estrangeiro, hoje chamada de Melhor Filme Internacional. 

Oscar
Veja os filmes brasileiros que já concorreram ao Oscar. | Foto: Montagem/Reprodução.

Filmes brasileiros que concorreram ao Oscar

Orfeu Negro (1960)

Desde 1945, o Brasil possui representantes no Oscar, mas foi só 15 anos depois, com o filme Orfeu Negro, que o país teve uma produção (nesse caso, uma coprodução) indicada ao prêmio da Academia.

Orfeu Negro venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas foi entregue à França. 

filmes brasileiros no oscar
Cartaz do filme Orfeu Negro, que conta uma versão moderna da tragédia grega de Orfeu e Eurídice. | Foto: Reprodução.

O Pagador de Promessas (1962)

Porém, três anos depois, a primeira indicação do País Tropical Abençoado por Deus viria. Em 1963, a forte obra O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte, seria relembrada na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

indicados ao oscar
Leonardo Villar interpreta o personagem Zé do Burro no filme adaptado da peça de Dias Gomes. | Foto: Reprodução .

Na mesma categoria, três outras produções seriam indicadas. São elas: 

Central do Brasil (1998)

Apesar de se tratar de uma coprodução com a França, Central do Brasil representou o Brasil no Oscar de 1999. Além disso, Fernanda Montenegro foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, mas perdeu para Gwyneth Paltrow, de Shakespeare Apaixonado

O Que é isso Companheiro? (1997)

oscar
Cartaz do filme O Que é isso Companheiro?, de Bruno Barreto. A obra traz estrelas como Fernanda Torres e o aclamado internacionalmente Alan Arkin. | Foto: Reprodução.

O Quatrilho (1995)

o quatrilho
O Quatrilho foi dirigido por Fábio Barreto, irmão de Bruno Barreto. | Foto: Reprodução.

Outras categorias do Oscar: 

Apesar de não ter sido indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, é o filme brasileiro com o maior número de indicações: são quatro, incluindo Melhor Direção e Melhor Roteiro Adaptado. 

Cidade de Deus
Cartaz de Cidade de Deus. | Foto: Reprodução. 

O filme brasileiro mais recente a receber uma indicação ao Oscar foi Democracia em Vertigem, de Petra Costa, na categoria de Melhor Documentário. Porém, saiu da cerimônia sem o prêmio, que foi entregue ao estadunidense American Factory

Outras duas produções 100% brasileiras receberiam uma indicação ao Oscar: o curta-metragem Uma História do Futebol, em 2002, e O Menino e o Mundo, indicado na categoria de Melhor Animação em 2017. 

Outras coproduções: 

Além de Orfeu Negro e Central do Brasil, outras coproduções brasileiras com outros países apareceram no prêmio da Academia.

Um deles é o clássico O Beijo da Mulher-Aranha, do argentino Héctor Babenco. A obra foi indicada à quatro Óscares, incluindo a de Melhor Filme e Melhor Ator (entregue a William Hurt). Como se tratava de uma coprodução com os EUA, não podia concorrer na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. 

O Beijo da Mulher Aranha
Cartaz de O Beijo da Mulher Aranha. | Foto: Reprodução.

Na categoria de Melhor Documentário, três coproduções figuraram entre as melhores do ano: os filmes Raoni (1979), feito em conjunto com a França e a Bélgica, Lixo Extraordinário, com o Reino Unido, e O Sal da Terra, que uniu Brasil, França e Itália. 

Uma coprodução brasileira que uniu muitos países foi Diários de Motocicleta, de 2005. Além do Brasil, Argentina, Peru, Alemanha, Reino Unido, Chile, França e Estados Unidos participaram do filme, Diários de Motocicleta foi indicado aos Óscares de Melhor Roteiro Adaptado e de Melhor Canção Original, categoria na qual venceu. 

Em 2018, o filme Me Chame Pelo Seu Nome, de Luca Guadagnino e indicado a quatro estatuetas da Academia (conquistando a de Melhor Roteiro Adaptado), foi produzido por Brasil, Estados Unidos, França e Itália. 

_______________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas