Quais as maiores ONGs de proteção animal?
Quais as maiores ONGs de proteção animal?

Home > Notícias > Urbano > Quais as maiores ONGs de proteção animal?

Animais, como gatos e cachorros, são abandonados diariamente nas ruas das cidades e estradas, uma ação que entristece muita gente, pessoas querendo ajudá-los, mas sem condições e estruturas para realizar tal ação. Com isso, surgem ONGs, Organizações Não Governamentais, ou seja, não recebem nenhum apoio financeiro do governo, onde seu trabalho é exatamente esse, ajudar esses animais que sofreram tanto nas mãos do homem, sem nenhum fim lucrativo.

Espalhadas pelo mundo todo, as ONGs trabalham resgatando e, após sua retirada da situação de risco nas ruas, passam por um processo de tratamento e adoção, cuja ação só é realizada após a pessoa se comprometer em cuidar, oferecer toda segurança e proteção a eles.

As ONGs dependem totalmente do dinheiro que vem através de doações ou eventos beneficentes, que são realizados em prol dos animais, já que, em sua maioria, a única chance da maioria ser feliz e ter uma nova oportunidade de vida é pela ONG, a qual possui estruturas para encaminhar o atendimento veterinário necessário, onde irá restaurar sua saúde. Por meio da instituição, os candidatos à adoção também irão passar por um processo para que o animal não seja abandonado nas ruas mais uma vez.

Contudo, não são apenas os animais que estão nas ruas que necessitam da ajuda das ONGs. Aqueles que possuem uma família, mas vivem presos, não são alimentados e, muitas das vezes, usados para fins lucrativos para seus donos, também precisam do apoio da organização da sociedade civil. Esta, por sua vez, tem o poder de acionar os donos judicialmente, fazendo com que assumam a responsabilidade da crueldade que fizeram ao animal, já que na maioria das vezes uma única pessoa não consegue salvar o animal referente, assim, precisando da pressão de determinada organização, como a ONG de animais. Afinal, além de acionar a polícia, também recorre às mídias, para realizar o resgate e encaminhá-lo a um lugar seguro.

ONGs
Conheça algumas ONGs de proteção animal. | Foto: Reprodução.

Algumas das maiores ONGs de proteção animal

Conhecida como Rockbicho, a instituição S.O.S Bichos está localizada em Belo Horizonte, sendo referência no estado de Minas Gerais, tem como finalidade a luta pela castração, o resgate de animais que foram abandonados nas ruas, realizar o encaminhamento da guarda responsável e diminuir o sofrimento desses animais que foram abandonados.

A APAMA, localizada em Lajeado, Rio Grande do Sul, trabalha com o intuito de resgatar animais doentes, que sofreram algum acidente, os que são maltratados nas ruas e aqueles que estão em total estado de abandono, sua atuação foca na recuperação da saúde de cada animal resgatado, seja ela física ou emocional, e encontrar alguém que esteja interessado em adotar.

O Clube dos Vira-latas é uma das maiores ONGs brasileiras, na qual tem como lema “adotar é um ato de amor”. Ao realizar eventos de adoção, investe em parcerias com supermercados, pet shops, shopping centers e demais estabelecimentos que são encontrados na cidade de São Paulo. Dessa forma, quem estiver interessado, além de conhecer os animais, tem ideia da responsabilidade que está prestes a obter.

Sendo uma das ONGs mais famosas, o Instituto Luisa Mell, criado pela modelo e apresentadora de mesmo nome, trabalha com resgates em abundância, com principal foco nos casos em que os animais estão submetidos à reprodução, de modo excessivo e sem os cuidados necessários.

No Brasil, não existem somente ONGs para animais que foram abandonados nas ruas, como cachorros e gatos, há também aquelas que são voltadas à biodiversidade, como é o caso do Instituto Espaço Silvestre, que está relacionada a meios científicos, desenvolvimento socioeconômicos e educativos.

Outro exemplo que está voltado em prol da natureza é o Instituto Jurumi, em Brasília, sua principal atuação é na vida animal silvestre. A mesma produz campanhas, projetos e movimentos que ajudam na conscientização a respeito da água, clima, caatinga e cerrado presentes no Brasil.

Há também ONG que se destaca na sua diferença, como o Projeto Tamar, Tartaruga Marinha, localizadas nas praias do Brasil, como São Paulo, Bahia, Sergipe, Porto Seguro e Aracajú, que não está ligada à doação, mas é responsável pelos cuidados com os animais marinhos silvestres. Para que isso seja possível, a ONG trabalha protegendo os lugares onde as tartarugas marinhas colocam seus ovos e com o atendimento veterinário para as que precisam de ajuda, como as que são atingidas por óleos em alto mar, além de enfatizar a importância de ajudar e preservar o meio ambiente e o oceano.

Mais um exemplo de ONG que também não está ligada à doação é a Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil, SAVE Brasil, que tem como finalidade a conservação das aves no Brasil. Através de programas que ajudam a identificar as urgências de espécies ameaçadas em determinada área, a mesma resgatam-nas e ajudam-nas em sua recuperação.

Por Sabryna Grechi – Fala! ESPM