PS5 e Xbox: a luta por preços mais justos e fim da rivalidade
Menu & Busca
PS5 e Xbox: a luta por preços mais justos e fim da rivalidade

PS5 e Xbox: a luta por preços mais justos e fim da rivalidade

Home > Entretenimento > Geek > PS5 e Xbox: a luta por preços mais justos e fim da rivalidade

O lançamento dos consoles de duas grandes marcas chegaram no Brasil, PS5 e Xbox, neste ano de 2020, com um acirrado mercado entre os jogadores, em que alguns só podem escolher uma opção de console e muitas outras pessoas não podem comprar nem o mais barato para jogar.

A disputa dos consoles consiste no PlayStation 5 e Xbox Series X, os quais começarão a ser vendidos no mês de outubro e, pelo mesmo preço, não são compatíveis com a realidade financeira dos gamers que terão que pagar R$4.999 em um dos consoles, sendo a maior parte desse preço de impostos.

Fãs sobem hashtag no Twitter para pedir preços mais justos dos consoles. / Fonte: Twitter.

Nas redes sociais, os jogadores pedem para acabar com a disputa entre as empresas da Xbox e PlayStation, além de continuar as reclamações sobre os impostos cobrados pelos consoles. No Brasil, segundo o impostômetro, a tributação ao PlayStation e os jogos de videogame chega a 72,18%, revelando, assim, a maior taxa em uma relação de produtos de eletrônicos.

No governo Bolsonaro, em 2019, já foi aprovada uma redução ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os videogames, a alíquota cai de 50% para 40%, segundo o site Tecno Blog. Contudo, mesmo com tal redução significativa, os impostos continuam sendo grandes.

O deputado Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre (MBL), nesta terça-feira (22), sugeriu ao Ministério da Economia a redução dos impostos cobrados sobre os videogames, conforme o jornal R7. O político ainda anexou um estudo realizado pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados, com uma alíquota menor, de forma que não prejudique as contas públicas.

Deputado Kim Kataguiri traz para o Ministério da Economia a proposta de abaixar impostos sobre os consoles. / Fonte: Youtube.

Em seu canal do YouTube, Kim Kataguiri discute sobre suas propostas e está se destacando diante de suas perspectivas sobre os videogames, pois ele já se considerou um jogador e transmite a ideia de compreender a revolta dos jogadores sobre os preços dos consoles.

Além disso, Kim realizou uma live e postou em seu canal ao lado de Ariel e Alepitecus, do Combo Infinito, o qual revelou sua visão sobre a política e os games.

O deputado do MBL destacou que muitos projetos foram propostos na Câmara, porém, sem qualquer compromisso dos políticos, pois, para Kim, esses só viam os videogames como uma forma de “sinalização” para determinado público e que tais autoridades consideravam os produtos eletrônicos como “um negócio que ele compra para o sobrinho dele no final do ano”.

Além disso, o Kataguiri revelou uma “militância negativa” em relação aos jogos, pois há deputados que entendem que os jogos são uma espécie de droga e só trazem o malefício para os jovens.

Live em que o deputado Kim fala sobre a dificuldade de aprovar mudanças na Câmara em relação aos impostos no preço dos consoles. / Fonte: Youtube.

Dessa forma, a luta para a diminuição de impostos e de preços acessíveis continua sendo um dos pedido não apenas dos gamers, mas também de praticamente todos os setores da Economia.

______________________________
Por Amanda Marques – Redação Fala!

Tags mais acessadas