Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Programa Fórmula Santander Leva Mais 100 Universitários Para o Exterior

Amanhã, dia 11/11, vai rolar mais uma premiação do Programa Fórmula Santander, que levará 100 estudantes de diferentes universidades brasileiras para estudar no exterior.

O programa já está em sua 7ª edição, e a cada ano vem tornando o sonho de muitos universitários em realidade, como é o caso de José Thomaz, Caio Lorena e Nathalia Helena – 3 estudantes que já passaram por essa experiência a partir da bolsa do Santander.

Em entrevista, os alunos contaram um pouco do que aprenderam com a oportunidade, que foi muito além do conhecimento acadêmico. Confira:

01. José Thomaz

josc%cc%a7-thomaz-atizani-lopes-1

Graduado em psicologia pela Faculdade de Jaguariúna (FAJ), José Thomaz foi aperfeiçoar os estudos na Universidade de Porto. Quando voltou ao Brasil, Thomaz passou a atuar como Psicólogo e consultor de Coaching na atual empresa criada por ele, a Superari, que presta serviços na Irlanda para brasileiros em intercâmbio.

Thomaz conta que o conhecimento adquirido durante o intercâmbio alcançou três esferas: educacional, profissional e pessoal. As aulas de linguagem corporal lhe deram uma visão da comunicação sem o uso das palavras. Em um dos trabalhos realizados em grupo, ele pôde compreender as reações corporais traduzidas em comportamentos que não podem ser vistos, como pensamentos e sentimentos.

“Com este conhecimento, eu pude perceber mais o outro, a ponto de me sensibilizar mais com as necessidades das pessoas que muitas vezes não são ditas”, diz.

josc%cc%a7-thomaz-atizani-lopes-2

02. Caio Lorena

Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Caio foi passar seis meses no Uruguai, onde estudou na Universidad de La República, em Montevidéu.

img-20141012-wa0004

Além das aulas regulares, o universitário aproveitou a oportunidade para gravar um documentário sobre a história do rock no país, “desde suas origens até os dias atuais, passando pela fase sangrenta da ditadura”, descreve.

Caio frequentou aulas do curso de Jornalismo da universidade uruguaia e gostou especialmente da disciplina de “Consumo, cultura e sociedade”, porque lhe permitiu conhecer mais profundamente o modo de vida local. Por sua vez, para sua satisfação, teve a oportunidade de dar uma aula sobre Alagoas aos alunos da Universidad de La República, que estudam português.

Atualmente, atuando como estagiário em um portal de notícias, o estudante já projeta o futuro profissional. “Com essa experiência, planejo investir no conhecimento de novas culturas e realização de novos documentários”, revela.

img-20141015-wa0004

03. Natália Helena

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), aproveitou ao máximo a oportunidade de passar seis meses estudando em Portugal.

Para se ter uma ideia, inscreveu-se em disciplinas de dois cursos: o de Design da Comunicação, na Faculdade de Belas Artes, e o de Jornalismo, na Faculdade de Ciências da Comunicação, ambas da Universidade do Porto. A vivência também lhe trouxe maturidade, pois teve que morar sozinha, longe da família e dos amigos, administrar as próprias finanças e interagir com pessoas de diversas nacionalidades.

As experiências obtidas no intercâmbio ajudaram Natália a direcionar suas escolhas profissionais.

“Quero trabalhar escrevendo, produzindo vídeos e fotos sobre viagens para alguma revista ou site”, afirma a universitária, que já mantém um blog de moda com amigas, chamado Nós Vamos Assim (clique AQUI e acesse).

santander-bolsas-estudos

O programa Fórmula Santander, voltado para estudantes brasileiros, espanhóis, britânicos e mexicanos, tem o objetivo de promover o intercâmbio de pessoas, culturas e conhecimentos, além de fomentar a pesquisa, a tecnologia e a internacionalização da atividade acadêmica.

Por: Redação Fala! Universidades