Amanhã, dia 11/11, vai rolar mais uma premiação do Programa Fórmula Santander, que levará 100 estudantes de diferentes universidades brasileiras para estudar no exterior.
O programa já está em sua 7ª edição, e a cada ano vem tornando o sonho de muitos universitários em realidade, como é o caso de José Thomaz, Caio Lorena e Nathalia Helena – 3 estudantes que já passaram por essa experiência a partir da bolsa do Santander.
Em entrevista, os alunos contaram um pouco do que aprenderam com a oportunidade, que foi muito além do conhecimento acadêmico. Confira:
01. José Thomaz
Graduado em psicologia pela Faculdade de Jaguariúna (FAJ), José Thomaz foi aperfeiçoar os estudos na Universidade de Porto. Quando voltou ao Brasil, Thomaz passou a atuar como Psicólogo e consultor de Coaching na atual empresa criada por ele, a Superari, que presta serviços na Irlanda para brasileiros em intercâmbio.
Thomaz conta que o conhecimento adquirido durante o intercâmbio alcançou três esferas: educacional, profissional e pessoal. As aulas de linguagem corporal lhe deram uma visão da comunicação sem o uso das palavras. Em um dos trabalhos realizados em grupo, ele pôde compreender as reações corporais traduzidas em comportamentos que não podem ser vistos, como pensamentos e sentimentos.
“Com este conhecimento, eu pude perceber mais o outro, a ponto de me sensibilizar mais com as necessidades das pessoas que muitas vezes não são ditas”, diz.
02. Caio Lorena
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Caio foi passar seis meses no Uruguai, onde estudou na Universidad de La República, em Montevidéu.
Além das aulas regulares, o universitário aproveitou a oportunidade para gravar um documentário sobre a história do rock no país, “desde suas origens até os dias atuais, passando pela fase sangrenta da ditadura”, descreve.
Caio frequentou aulas do curso de Jornalismo da universidade uruguaia e gostou especialmente da disciplina de “Consumo, cultura e sociedade”, porque lhe permitiu conhecer mais profundamente o modo de vida local. Por sua vez, para sua satisfação, teve a oportunidade de dar uma aula sobre Alagoas aos alunos da Universidad de La República, que estudam português.
Atualmente, atuando como estagiário em um portal de notícias, o estudante já projeta o futuro profissional. “Com essa experiência, planejo investir no conhecimento de novas culturas e realização de novos documentários”, revela.
03. Natália Helena
Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA), aproveitou ao máximo a oportunidade de passar seis meses estudando em Portugal.
Para se ter uma ideia, inscreveu-se em disciplinas de dois cursos: o de Design da Comunicação, na Faculdade de Belas Artes, e o de Jornalismo, na Faculdade de Ciências da Comunicação, ambas da Universidade do Porto. A vivência também lhe trouxe maturidade, pois teve que morar sozinha, longe da família e dos amigos, administrar as próprias finanças e interagir com pessoas de diversas nacionalidades.
As experiências obtidas no intercâmbio ajudaram Natália a direcionar suas escolhas profissionais.
“Quero trabalhar escrevendo, produzindo vídeos e fotos sobre viagens para alguma revista ou site”, afirma a universitária, que já mantém um blog de moda com amigas, chamado Nós Vamos Assim (clique AQUI e acesse).
O programa Fórmula Santander, voltado para estudantes brasileiros, espanhóis, britânicos e mexicanos, tem o objetivo de promover o intercâmbio de pessoas, culturas e conhecimentos, além de fomentar a pesquisa, a tecnologia e a internacionalização da atividade acadêmica.
Por: Redação Fala! Universidades
0 Comentários