Previna-se do colesterol alto com estes 5 alimentos
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Previna-se do colesterol alto com estes 5 alimentos

Previna-se do colesterol alto com estes 5 alimentos

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O ano de 2020 voltou as atenções publicadas para o combate ao coronavírus. No entanto, em paralelo à crise gerada pelo novo vírus, outra ameaça à saúde, esta já conhecida há mais tempo, continua preocupando, o colesterol alto.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, quatro em cada dez brasileiros sofrem com os altos níveis de LDL (low density lipoprotein), o colesterol ruim. O problema pode gerar sérias doenças, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

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Temperos. | Foto: FreePik.

Médicos avaliam que a taxa de LDL deve estar abaixo de 130mg/dL, enquanto as de HDL, colesterol bom, acima de 60mg/dL. Para isso, os cuidados com a alimentação são essenciais. Evitar comidas ricas em gorduras trans, por exemplo, é um dos hábitos que deve ser adotado. Contudo, apenas a redução de gorduras não surge efeito. Junto a  isso, cinco alimentos precisam ser incorporados à dieta. São eles:

5 alimentos para prevenir o colesterol alto

Atum

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Sanduíche de atum. | Foto: FreePik.

O atum é um peixe rico em Ômega 3 que ajuda a controlar o colesterol, diminui as chances de doenças cardiovasculares e da formação de coágulos sanguíneos. Esse peixe pode ser ingerido no almoço e na janta, além de ser uma boa opção para ser incorporado a lanches.

Alho

Alho. | Foto: FreePik.

O tempero que está presente no prato de milhões de brasileiros todos os dias é outro aliado no controle do LDL, graças a uma substância chamada alcina. Os antioxidantes também diminuem as chances de doenças cardíacas.

Azeite

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Azeite. | Foto: FreePik.

Assim como outros óleos de origem vegetal, o azeite tem fitoesterois, que são ótimos no controle dos lipídeos. O azeite pode ser consumido junto com saladas, peixes e pão.

Maçã

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Maçã. | Foto: FreePik.

As maçãs possuem flavonoides e fibras solúveis que reduzem os níveis de LDL no sangue. Além disso, possui outros benefícios, como o da prevenção de cáries e seu pequeno tamanho permite praticidade na hora de transportá-la.

Aveia

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Aveia. | Foto: FreePik.

Grãos integrais já são recomendados para consumo há algum tempo pelos seus vários benefícios. A aveia, por exemplo, por possuir fibras, diminui a absorção do colesterol pelo organismo e ajuda na sensação de saciedade.

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Por Rosamaria Santos – Fala! UFRJ

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