Pressley Harvin III: o homem que pode revolucionar o Punter na NFL
Pressley Harvin III: o homem que pode revolucionar o Punter na NFL

Home > Notícias > Esporte > Pressley Harvin III: o homem que pode revolucionar o Punter na NFL

Pressley Harvin foi o primeiro atleta negro a vencer o Prêmio Ray Guy e chega à NFL com possibilidades de escrever seu nome na história

Pressley Harvin III
Pressley Harvin III, novo Punter do Pittsburgh Steelers. | Foto: Behind the Steel Curtain.

“Com a 254ª escolha, no NFL Draft 2021, o Pittsburgh Steelers seleciona: Pressley Harvin III, Punter, Georgia Tech”. Essas palavras foram pronunciadas para anunciar a seleção de Pressley Harvin no Draft deste ano, um atleta que chama atenção pelo seu biotipo diferente do padrão para a posição, mas que possui um talento único e pode ser o ponto de partida para uma maior presença de Punters negros na National Football League.

Jogador de Linha Ofensiva, de Linha Defensiva? Não, o melhor Punter do futebol americano universitário!

Normalmente, quando se pensa na posição de Punter, é natural imaginar que ele possua algumas características: majoritariamente, um homem mais baixo e magro; branco; e que muitas vezes não tem a “cara de um jogador de futebol americano”. Bom, se o Punter em questão for Pressley Harvin, é melhor esquecer todos estes estereótipos, pois definitivamente se trata de um atleta muito diferente do padrão para a sua posição.

Harvin é um atleta negro, possui 1,83 metros de altura e quase 120kg de muita força, e traduz tudo isso em seu jogo. Com um verdadeiro canhão nas pernas e ainda tendo a habilidade de realizar jogadas de ‘Fake Punt’, Pressley se estabeleceu como o melhor Punter do futebol americano universitário, e mesmo sendo ‘diferente’ da maioria dos seus companheiros de posição, fez o seu nome ser lembrado, e acabou sendo o único Punter escolhido no NFL Draft de 2021.

A carreira de Pressley Harvin III

Nascido no dia 17 de setembro de 1998, na cidade de Alcolu, no estado da Carolina do Sul, Pressley Harvin III começou cedo a sua vida no futebol americano, mas, a princípio, a posição de Punter não era sua prioridade. Naturalmente, por conta de seu tamanho e força, começou jogando como um atleta de Linha Ofensiva, mas se voluntariou para ser também o Punter do time, quando ainda estudava na 7ª série.

Quando chegou ao ensino médio, Harvin ainda jogava em outras posições, mas pode-se dizer que chutar a bola de futebol americano continuava sendo uma de suas paixões. Na Sumter High School, atuou como Tight End e Punter da equipe logo em seu primeiro ano. No seu último ano, obteve uma impressionante média de 42,5 jardas por punt, e foi nomeado pelo segundo ano consecutivo para o All-state Team do estado da Carolina do Sul.

A título de curiosidade, Pressley Harvin também era membro da equipe de atletismo de sua escola e participava das modalidades de arremesso de peso e de disco. Mostrando que também tinha força no braço, e não apenas nas pernas, terminou em segundo no arremesso de peso e em quarto no de disco, no Class 5A State Championship, que disputou em seu último ano no ensino médio.

Harvin se comprometeu com a universidade de Georgia Tech, e logo em seu primeiro ano no futebol americano universitário, começou a estabelecer seu nome na posição. Como um true freshman, liderou a primeira divisão do College dentre os calouros em jardas por punt, com uma média de 44,1, e foi nomeado para o Third Team All-ACC (Atlantic Coast Conference).

futebol americano
Pressley Harvin III jogando por Georgia Tech. | Foto: From The Rumble Seat.

Em seu segundo ano, Harvin foi eleito para o Second Team All-ACC. Em seu ano de junior, chutou para um total de 3583 jardas em 80 punts, com uma média de 44,8 jardas por chute. Porém, foi em 2020, no seu último ano como atleta do futebol americano universitário, que Pressley Harvin III mostrou todo o seu talento, e pavimentou o seu caminho para a NFL.

No ano passado, chutou 45 vezes e terminou a temporada com uma média de 48 jardas por punt, quebrando o recorde tanto de Georgia Tech, quanto o da conferência ACC, e ainda foi nomeado para o First Team All-ACC. O jogador ainda ficou conhecido por lançar um passe para Touchdown de mais de 40 jardas contra Miami, em seu último ano atuando pelos Yellow Jackets

Mas não parou por aí, pois Pressley Harvin foi votado de maneira unânime para o First Team All-america e se tornou o primeiro Punter afro-americano da história, a vencer o Ray Guy Award, prêmio dado ao melhor Punter do College Football na temporada. Nos mais diversos fatores e quesitos, Pressley Harvin III fez história.

Porém, sua história no esporte está longe de estar finalizada, afinal, agora Harvin irá brilhar entre os profissionais. No último sábado, com a escolha de número 254, na 7ª rodada do Draft, o primeiro e único Punter escolhido em 2021 saiu do board, e se tornou um Pittsburgh Steeler.

Pittsburgh Steelers
O anúncio da escolha de Pressley Harvin III. | Foto: Pittsburgh Steelers Twitter.

Pressley Harvin se tornará o primeiro Punter negro na NFL desde que Marquette King deixou a liga em 2018. Historicamente, existe um preconceito com atletas negros da posição (tanto de Punter, quanto de Kicker), mas o novo jogador dos Steelers chega para tentar mudar esta triste escrita. A importância de Pressley Harvin III irá muito além de tentar chutar a bola dentro das 10 jardas adversárias, Harvin pode ser um verdadeiro ponto de mudança e transformação, em uma das principais ligas esportivas do planeta.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP