Possível saída de Riqui Puig mostra perda de identidade do Barcelona – Fala! Universidades
Menu & Busca
Possível saída de Riqui Puig mostra perda de identidade do Barcelona

Possível saída de Riqui Puig mostra perda de identidade do Barcelona

Na semana passada, surgiram especulações de que o jovem Riqui Puig estaria de saída do Barcelona. Após o jogo contra o Elche, válido pelo troféu Joan Gamper, o técnico Koemann confirmou que não conta com o meio-campista no elenco e que acredita que a melhor situação seria a saída por meio de um empréstimo. Além de Puig, outros jovens advindos da base do clube também devem ser emprestados.

Desde a década de 80, o Barcelona tem um projeto de forte investimento nas categorias de base, a fim de desenvolver uma instituição que além de criar bons jogadores, constrói valores e pessoas. O resultado disso foi a formação da La Masia, melhor e mais conhecido centro de formação de atletas do mundo. Esse centro fez com que o clube deixasse de gastar fortunas com jogadores e passasse a utilizar os jogadores da casa, algo que virou a essência do Barcelona.

Riqui Puig
La Masia. | Foto: Reprodução/Site FC Barcelona.

No entanto, nos últimos anos, o clube vem perdendo essa identidade. Isso pois os jovens da La Masia estão sendo vendidos ou emprestados antes de terem chances no time principal, pois o Barcelona precisa fazer caixa para comprar, por milhões de euros, estrelas do futebol mundial que, muitas vezes, não se encaixam no estilo do time, como foi o caso de Antoine Griezmann. Ou seja, atualmente, os valores do clube estão invertidos.

Uma das maiores consequências dessa situação é o clube não ter um planejamento e um forte projeto esportivo, motivos pelo quais o maior jogador do Barcelona, Lionel Messi, deseja trocar de time na próxima temporada. 

Apesar de todos esses danos causados pelo abandono da identidade do clube, a atual diretoria quer emprestar uma das maiores joias da base, Riqui Puig, para que contratações milionárias tenham espaço no time principal. Todavia, o jovem deseja continuar no Barcelona com o intuito de provar que tem talento e merece mais oportunidades, algo que mostra que os valores da equipe ainda sobrevivem, o que dá esperança ao torcedor culé. 

________________________________
Por Tatiana Carvalho – Fala! ESPM

Tags mais acessadas