O agachamento é um dos exercícios mais completos que existe. Além de trabalhar músculos dos membros inferiores como quadríceps, posteriores e glúteos, é importante para a estabilização da coluna e para o fortalecimentos do “core“.

Saiba três motivos para não deixar de incluí-lo na sua rotina de atividade física, de acordo com o Educador Físico Pedro Bruto Neto (@pedrobrunoneto) – CREF 123214-G/SP.
1 – É um movimento funcional
O agachamento é um movimento funcional pois preza a funcionalidade das articulações do quadril, do joelho e do calcanhar. Além disso, apresenta uma posição biomecânica do dia-a-dia, utilizada em outras funções como sentar no vaso sanitário, agachar para pegar sacolas de compras, entre outras.
2 – Prevenção de lesões
Ao agachar, você deve prestar atenção para deixar o quadril sempre alinhado e não apontar os joelhos para dentro. Devido a este encaixe do quadril, é possível manter o bom alinhamento da coluna e prevenir hérnias, por exemplo.
3 – Prevenção de incontinência urinária
Ao agachar, existe uma ativação do períneo, musculatura que segura a bexiga. A longo prazo, você trabalha os músculos da região pélvica e passa a ter maior controle sobre ela.
Mas o que é core?
A região do core é composta pelo reto do abdômen, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdômen. Muito prescrito por profissionais da saúde, o trabalho de força no core é necessário, principalmente, em casos de reabilitação ortopédica (desvio na coluna, protusões – quando algum órgão está desalinhado para frente – e hérnias).