Muito se fala sobre as belezas naturais da Grécia ou das Ilhas Maldivas, mas o que nem todo mundo sabe é que, em Moçambique, existem muitas paisagens de tirar o fôlego.
Moçambique, apesar de não ser o destino mais procurado pelos turistas, não deixa a desejar em nenhum aspecto. Além de lugares belíssimos, o país conta também com uma culinária diferente e muito vasta, como, por exemplo, as “Badjias” (feito com feijão nhemba, típico da região, e comido com pão) e o “Matapa” (receita com amendoim, coco e alguns mariscos).
As praias do país são verdadeiras obras de arte, uma mais exuberante que a outra e ocupam mais de 2000 mil quilômetros de costa à beira do Oceano Índico. Como o turismo ainda é pouco explorado nessa região, muitas das praias não possuem tantos visitantes, sendo assim, mais desertas e “particulares”. E, atenção, caso você se interesse por mergulhos, Moçambique possui ótimas áreas preservadas para isso.

Além de tudo isso, a incrível diversidade cultural do país é um grande atrativo, que pode fazer você se apaixonar pelo lugar. Bem como o Brasil, o país africano contém como língua oficial o português e conta com povos indígenas, muçulmanos e cristãos, sendo assim, multicultural.
Caso você seja um amante da história, vale a pena considerar a visita ao país, já que, da mesma forma que todo o continente africano, as lutas do período colonial deixaram marcas que vão além dos monumentos históricos. Tais aspectos constroem a atual realidade do lugar e nos ajuda a entender melhor as múltiplas diversidades culturais existentes.
________________________________
Por Anna Beatriz Peixoto – Fala! UFPE