Por que assistir a filmes de terror é bom para a saúde?
Menu & Busca
Por que assistir a filmes de terror é bom para a saúde?

Por que assistir a filmes de terror é bom para a saúde?

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Por que assistir a filmes de terror é bom para a saúde?

Os filmes de terror obtiveram má reputação ao longo dos anos, mas informações científicas recentes descobriram vínculos significativos entre assistir filmes de terror e aumentar a saúde física e mental em geral.

ELI: PRIMEIRO TRAILER DO FILME DE TERROR DA NETFLIX

filme de terror
Assistir filmes de terror é bom para sua saúde.

Além dos benefícios físicos, também foi comprovado que os efeitos de assistir filmes de terror aproximam os casais, em parte devido aos benefícios físicos, mas também devido aos efeitos psicológicos decorrentes dos altos e baixos da mente após a exposição à fatores que deixam as pessoas com medo. 

O medo é um motivador poderoso de várias maneiras, e a potência do medo é o que mantém o gênero na vanguarda da mídia e cultura populares por gerações.

IN THE ALL GRASS: NOVO TERROR DE STEPHEN KING CHEGA À NETFLIX

A ciência comprova: assistir filme de terror faz bem à saúde

Cientificamente falando, assistir a um filme de terror ativa a resposta de luta ou fuga do corpo, o que resulta em inúmeros efeitos colaterais que contribuem para a saúde e o bem-estar geral, tanto física quanto mentalmente. 

Essa resposta de luta ou fuga causa uma onda de adrenalina, o que resulta no aumento da produção de glândulas suprarrenais e permite um choque instantâneo de energia. 

Aqueles que lutam contra a exaustão podem usar isso para se animar quando precisam de um estímulo e não querem tomar doses pesadas de cafeína. 

O aumento do movimento dos glóbulos brancos tem sido atribuído à resposta do corpo ao medo, que estimula o sistema imunológico e pode ajudar no impedimento de doenças.

O aumento na adrenalina também faz com que o corpo libere dopamina, serotonina e glutamato, o que pode aumentar o humor e até diminuir a ansiedade geral. 

Teoria do ambiente controlado

Alguns cientistas mostraram que a introdução voluntária de gatilhos indutores de ansiedade ou estressantes pode colocar o corpo em um modo de descompressão no que é conhecido como teoria do ambiente controlado

A teoria do ambiente controlado é semelhante à lógica por trás da terapia de exposição, que sugere que ser voluntariamente colocado em uma situação em que alguém é forçado a lidar com reações adversas aumentará a resiliência e combaterá o medo ou o problema por meio de uma abordagem mais direta.

FILME DE TERROR, HORROR OU SUSPENSE? ENTENDA AS DIFERENÇAS

Assistir filmes de terror queima calorias!

Ao assistir filmes de terror em casa, as pessoas se sentem seguras, confortáveis ​​e podem enfrentar seus medos sem estar em perigo real.

Estudos conduzidos por médicos sugeriram que assistir a um filme de terror de 90 minutos também pode queimar uma média de 113 calorias, o que equivale a uma caminhada de 30 minutos. 

Margee Kerr, socióloga, escreveu um livro chamado Scream: Chilling Adventures in the Science of Fear e fez uma palestra sobre esse assunto. Kerr afirmou que assistir um filme de terror também pode promover uma sensação de realização, que pode ser um poderoso motivador e fortalecer a autoimagem de alguém e a visão geral da vida.

Filmes de terror ajudam nos relacionamentos

filmes de terror
Filmes de terror ajudam nos relacionamentos.

Quanto aos relacionamentos, os filmes de terror fornecem o ambiente perfeito para a proximidade, que pode liberar ocitocina junto com outros hormônios que aumentam o humor, o que proporcionará uma maior sensação de força e união entre uma pessoa e seu ente querido. 

Além disso, como reduzem o estresse e a ansiedade, os casais que assistem filmes de terror juntos tendem a ter relacionamentos mais fortes e felizes porque liberam o estresse juntos.

THE SILENCE: O FILME DE TERROR DA NETFLIX QUE FICA ENTRE BIRD BOX E UM LUGAR SILENCIOSO

0 Comentários

Tags mais acessadas