Por que as noivas vestem branco? Conheça de onde vem o costume
Menu & Busca
Por que as noivas vestem branco? Conheça de onde vem o costume

Por que as noivas vestem branco? Conheça de onde vem o costume

Home > Entretenimento > Cultura > Por que as noivas vestem branco? Conheça de onde vem o costume

O casamento trata-se de uma união conjugal que surgiu ligada ao Cristianismo e à Igreja Católica. Apesar da tradição ter sido moldada de acordo com o tempo e com a cultura dos povos, as noivas ainda são reconhecidas, na maior parte do mundo, através do vestido branco.

vestido branco
O vestido branco é praticamente unânime entre as noivas. | Foto: Reprodução.

Quando a cerimônia foi inventada, as noivas utilizavam vestidos coloridos, já que a cor não possuía tamanha importância. Nos dias de hoje, o uso do branco é praticamente uniforme, com exceção de alguns países, como a Índia e a Itália, em que as noivas ainda optam por vestidos coloridos, de acordo com os costumes locais.

Por que as noivas vestem branco?

Acredita-se que a tendência em vestir branco surgiu com a atitude ousada da Rainha Vitória, em 1840, quando decidiu utilizar a cor branca em seu casamento com Alberto de Saxe-Coburgo-Gota.

A escolha não ocorreu somente pela ousadia, mas também por questões econômicas. Além da coragem da rainha, o casamento ganhou destaque porque ocorreu por amor.

Vestido de noiva da Rainha Vitória
Vestido de noiva da Rainha Vitória. | Foto: Pinterest.

Depois dela, várias outras mulheres aderiram ao branco, cor que, inclusive, ganhou status. O vestido branco era considerado difícil de limpar e deveria ser utilizado exclusivamente no dia da cerimônia. Ademais, a cor branca é vista como sinônimo de pureza e castidade, fazendo mais noivas aderirem à prática. 

Outras teorias indicam que mais duas rainhas distintas influenciaram na  padronização da cor. Mary Stuart, rainha da Escócia, e Maria de Médici, rainha da França, também se casaram com vestidos brancos e foram extremamente audaciosas, visto que, até o século XVII, prevaleciam os tons mais escuros.

____________________________
Por Letícia Felix – Fala! Cásper

Tags mais acessadas