Menu & Busca
Você sabe como os veículos poluem?

Você sabe como os veículos poluem?


Não podendo utilizar transporte coletivo e sendo a sua única opção o uso de um carro, a orientação é sempre olhar qual é o consumo de combustível e sua taxa de emissão de gases do efeito estufa. Em nosso país, as marcas que têm o selo de amizade com o meio ambiente são o Ford Fusion, o Toyota Prius, o Lexus CT200h e o Fiat Mille. Fique atento!

Como ocorre a poluição do ar?

O gás carbônico – CO2 é um dos gases emitidos pelos carros. Outros como monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC), dióxido de enxofre (SO2), aldeídos (CHO), óxidos de nitrogênio (NOx) e materiais particulados (poeira, fumaça e fuligem) também são expelidos.

A maioria deles diminuem a qualidade do ar e prejudicam a respiração correta dos seres humanos. O monóxido de carbono em grandes quantidades pode até levar uma pessoa à morte, pois provoca asfixia e, em concentrações menores, causa dor de cabeça e dificuldades para respirar. Já os hidrocarbonetos causam câncer se muito inalados e concentrados.

Apesar do diesel ser o combustível mais limpo e menos poluente, ele emite o dióxido de enxofre que em altas concentrações reduz a visibilidade do horizonte. Esse gás também corrói objetos e prejudica as plantas e árvores por meio da chuva ácida que é capaz de provocar. 

Isso acontece em função da solubilidade do dióxido de enxofre. O gás interage com as gotículas de água na atmosfera e forma o ácido sulfuroso (H2SO3). Consequentemente esse ácido é oxidado, produzindo o ácido sulfúrico que faz com a água da chuva tenha um pH ácido.

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas