Menu & Busca
Peter Milligan dá dicas de roteiro na CCXP

Peter Milligan dá dicas de roteiro na CCXP


Depois da aula de David Michelinie, foi a vez do quadrinista britânico Peter Milligan compartilhar suas experiências e dicas pessoais aos aspirantes a escritores na CCXP.

Foto: CCXP | I Hate Flash

Milligan deixou claro, já no início, que as dicas são todas baseadas na experiência pessoal dele, e que é comum escritores terem processos criativos diferentes – resta aos aspirantes tentarem coisas novas e reter o que funciona para eles. Eis os pontos abordados na masterclass:

Fique atento
Mantenha um diário, escreva nele suas emoções e reações às coisas do mundo, e na hora de escrever, tente usar isso a seu favor. Se mexeu com você, pode mexer com seu leitor.

Não tenha medo de explorar
Trabalhe com possibilidades. Articule seus personagens em situações inusitadas.  Milligan cita, como exemplo, uma possibilidade imaginada por ele que mais tarde viria a se tornar uma HQ: “o que aconteceria se o Batman perdesse sua fortuna?”. Não tenha medo de explorar mesmo nos horizontes mais distantes da sua imaginação, afinal o seu trabalho é esse.

Escreva sobre o que você tem interesse real
Pergunte-se sempre a razão pela qual você quer escrever aquela história. Depois, pergunte-se “o que me interessa nessa história?”. Pode ser o tema, o cenário, os personagens, etc. Se você não está bem ancorado nas respostas a essas duas perguntas logo no início, vai ser difícil, você vai ficar perdido e vai querer desistir.

A terceira pergunta a ser feita pelo escritor a si mesmo pode até ser respondida depois, com o processo mais avançado, mas também é importante: “sobre o quê é esta história?”. Geralmente a resposta está entre o tema e o que acontece com os personagens.

“Escreva louco, edite são”
Milligan “adapta” a famosa frase de Hemingway  para:”escreva louco, insano, sem amarras, e edite são, sóbrio, racional”. O roteirista insiste – não tenha medo de articular ideias que a princípio lhe pareçam malucas ou inviáveis. Escreva tudo e, no dia seguinte, julgue o que vai e o que fica.

LEIA TAMBÉM:

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas