Peru natalino: realidade ou sonho de consumo?
Peru natalino: realidade ou sonho de consumo?

Home > Lifestyle > Peru natalino: realidade ou sonho de consumo?

Peru de Natal perderá lugar de destaque nas ceias após aumento dos preços no mercado

Os valores das carnes bovinas dispararam no mercado em decorrência da abertura das exportações para a China no mês de novembro. Com a eclosão da peste suína africana, o Brasil elevou-se ao patamar de único grande exportador bovino capaz de atender à demanda chinesa.

Como consequência disso, os preços do frango e da carne suína também tiveram elevação. O boom nas exportações ajuda a circunstância do Brasil no mercado externo, mas afeta diretamente sua parte interna.

Nesse sentido, o consumidor brasileiro não conseguiu sair ileso dessa situação. Hoje, a população encara os desafios ocasionados pelo aumento dos preços das principais carnes consumidas (boi, frango e porco). E, em meio a essa circunstância, a ceia tradicional de Natal poderá sofrer alterações em seu cardápio.

O menu natalino, na maioria das vezes, conta com a presença ilustre do tão aguardado peru. Além dele, outros alimentos muito cogitados pelas pessoas são o tender, um presunto suíno, o frango e suas variações, como o chester. Contudo, neste ano, com o aumento dos preços desses produtos, eles poderão perder seu protagonismo na ceia.

O mais preocupante é que esse contratempo gerado pelo disparo nos valores vai de encontro com as opções mais acessíveis para as refeições natalinas. Segundo o site Receita de Comidas, essas carnes inserem-se na categoria mais econômica para o Natal.

Logo, as alternativas proteicas são escassas se o critério utilizado pelo consumidor for o preço. Por outro lado, as sugestões mais econômicas de carboidratos englobam salpicão, farofa simples, arroz de forno, cuscuz paulista e outras.