Pedro De la Vega: saiba tudo sobre o jovem talento argentino
Menu & Busca
Pedro De la Vega: saiba tudo sobre o jovem talento argentino

Pedro De la Vega: saiba tudo sobre o jovem talento argentino

Home > Notícias > Esporte > Pedro De la Vega: saiba tudo sobre o jovem talento argentino

Aos 20 anos de idade, Pedro De la Vega é considerado uma das principais promessas da Argentina, já sendo especulado em diversos times europeus

Pedro De la Vega
O jovem Pedro De la Vega, promessa argentina e jogador do Lanús. | Foto: Divulgação.

Após alguns fracassos recentes, como os dois vice-campeonatos nas Copas Américas de 2015 e 2016 e a eliminação precoce na última Copa do Mundo (caindo nas oitavas de final), a Seleção Argentina tem buscado uma renovação em seu elenco, abrindo mão de alguns jogadores renomados e experientes e dando mais espaço para atletas mais jovens, formando um time em volta do craque Lionel Messi. Um desses garotos que pode começar a aparecer nas convocações argentinas é o atacante Pedro De la Vega, de apenas 20 anos.

Pedro De la Vega e seu início de carreira

Nascido na cidade de Olavarría, localizada no leste do país, Pedro começou no futebol jogando em sua terra natal ainda criança, chegando às categorias de base do Lanús em 2015. Com o passar dos anos, ele foi se desenvolvendo, sendo reconhecido pela Federação Argentina como um destaque jovem em 2017.

argentina
Pedro De la Vega em ação pelo Lanús em jogo válido pelo Campeonato Argentino. | Foto: Marca.

Sua estreia como profissional ocorreu em setembro de 2018, quando foi titular na derrota por 1×0 para o Racing, partida válida pela 5ª rodada da Superliga Argentina. Seu primeiro gol saiu apenas sete meses depois, nas oitavas de final da Copa da Superliga. Após um cruzamento vindo pela esquerda do meia Marcelino Moreno, o jovem acertou uma bela cabeçada e empatou o jogo para o Lanús, que acabou sendo derrotado pelo Vélez Sarsfield e eliminado da competição. Em seu ano de estreia, Pedro atuou em mais 13 jogos.

Na temporada seguinte, De la Vega recebeu muito mais oportunidades e dobrou os seus minutos jogados, se comparado aos números do ano anterior. No seu primeiro torneio continental, a Copa Sul-Americana, ele marcou um dos gols da classificação histórica do Lanús contra o São Paulo, em pleno Estádio do Morumbi. Depois, Pedro deu uma assistência na semifinal contra o Vélez Sarsfield, onde seu clube classificou com 4×0 no agregado. Na decisão, o Defensa y Justicia venceu por 3×0 e se sagrou campeão, comandado pelo técnico Hernán Crespo (hoje no São Paulo). Na liga argentina, o garoto marcou 4 gols em 17 partidas, ajudando a sua equipe a alcançar o 7º lugar.

Seleção Argentina

Vestindo as cores azul e branca da seleção, Pedro passou a ser convocado em 2019, para atuar na equipe sub-20. Primeiro, foi titular no vice-campeonato da Argentina no Sul-Americano sub-20, competição que deu vaga à Copa do Mundo da categoria, onde ele também foi titular, porém os argentinos não tiveram sucesso, sendo eliminados nas oitavas de final para Mali. De la Vega ainda atuou em outros dois amistosos no sub-20, contra França e Japão.

futebol
Pedro De la Vega atuando com a camisa da Argentina pelo sub-20. | Foto: Aitor Alcalde — Fifa.

Características e a atual temporada

Pedro De la Vega, ou “Pepo” como é apelidado na Argentina, é um ponta muito driblador, com capacidade técnica para jogar dos dois lados do campo. Sua finalização de longa distância é excelente, o que surpreende as defesas adversárias em algumas oportunidades. Seu maior defeito em campo é segurar muito a bola em alguns momentos, ocasionando o desperdício de ataques promissores para o Lanús. Ele também precisa melhorar nos cruzamentos e na contribuição defensiva para, no futuro, alcançar o potencial que é colocado no argentino.

Na atual temporada, Pedro já jogou em 10 partidas na Copa da Liga Argentina, marcando duas vezes: uma contra o Patronato e a outra contra o Gimnasia y Esgrima, ambas vitórias por 4×2. Hoje, dia 22 de abril, De la Vega e o Lanús farão sua estreia na Copa Sul-Americana de 2021 à frente do Araguá, da Venezuela, às 19h15 no horário de Brasília, em Caracas. O clube Granate está no grupo H (que conta ainda com Grêmio e La Equidad) e tentará buscar a classificação, lembrando que apenas o líder do grupo avança de fase. Apesar de já ter sido especulado em times europeus, incluindo o poderoso Manchester City, a promessa argentina deve continuar na equipe, pelo menos até julho, e ajudar o Lanús a alcançar o seu objetivo.​


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_____________________________
Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas