Paulistão: São Paulo é o Campeão Paulista de 2021!
Menu & Busca
Paulistão: São Paulo é o Campeão Paulista de 2021!

Paulistão: São Paulo é o Campeão Paulista de 2021!

Home > Notícias > Esporte > Paulistão: São Paulo é o Campeão Paulista de 2021!

Tricolor vence o Palmeiras por 2 a 0 no Morumbi e volta a vencer o Paulistão após 16 anos

paulistão
São Paulo, Campeão Paulista de 2021. | Foto: Veja.

Neste domingo (23), São Paulo e Palmeiras se enfrentaram no estádio do Morumbi valendo o título do Campeonato Paulista de 2021. Com gols de Luan e Luciano, a equipe da casa saiu vencedora da partida e quebrou um jejum de títulos que já durava quase nove anos.

A trajetória dos finalistas no Paulistão

O São Paulo terminou a fase de classificação com a melhor campanha entre as 16 equipes do Campeonato Paulista. Ao todo, foram 27 pontos conquistados, com oito vitórias, três empates e apenas uma derrota. Nas quartas de final, enfrentou a Ferroviária de Araraquara no Morumbi e, comandado por grandes atuações de Gabriel Sara e Martín Benítez, venceu por 4 a 2 e se classificou para a semifinal, onde enfrentaria o Mirassol. Espantando qualquer fantasma da eliminação sofrida do ano passado contra a equipe do interior, o Tricolor venceu por 4 a 0, com gols de Arboleda, Gabriel Sara, Luciano e um contra, e carimbou o seu passaporte para a grande final.

Já do lado verde da decisão, o caminho foi um pouco diferente. O Palmeiras quase não se classificou para o mata-mata do Paulista, pois optou por usar majoritariamente jovens da base e reservas. Mas duas vitórias nas rodadas finais e uma ajuda do rival Corinthians, que venceu o Novorizontino na última rodada, classificou o Palmeiras para as quartas de final, nas quais enfrentou o Red Bull Bragantino. Com gol de Rony, bateu a equipe de Bragança em Bragança Paulista, e se classificou para a semifinal. Batalhando contra o Corinthians fora de casa, o Verdão foi muito superior e venceu por 2 a 0, com gols de Victor Luís e Luiz Adriano, garantindo a vaga para a finalíssima.

palmeiras
O duelo entre Palmeiras e Corinthians. | Foto: Agência CH.

A grande decisão e a conquista são-paulina

Após a partida de ida, disputada na última quinta-feira no Allianz Parque, ter acabado com o placar zerado para ambas equipes, a decisão ficou totalmente a ser definida no jogo de domingo, no Morumbi. O relógio finalmente marcou 16h, e a grande final do Campeonato Paulista de 2021 estava a 90 minutos de ter o seu vencedor coroado.

Nos primeiros 35 minutos de jogo, viu-se o mesmo cenário do duelo de ida: muita tensão, marcação e pouca criatividade tanto pelo lado do São Paulo, quanto pelo lado do Palmeiras. Porém, aos 36 minutos, Felipe Melo afastou cruzamento de Pablo e a bola caiu no peito do volante Luan, do São Paulo. De muito longe, o jovem de Cotia encheu o pé, contou com um desvio em Felipe Melo que foi fatal para o goleiro Weverton. Explosão dentro e fora do Morumbi, e o São Paulo abria o marcador na final.

paulistão 2021
Celebração dos jogadores do São Paulo no gol de Luan. | Foto: Esportes R7.

O restante da primeira etapa não proporcionou novas grandes chances, e as equipes foram para os vestiários com a equipe da casa vencendo por 1 a 0. Tentando reverter a situação, o treinador palmeirense, Abel Ferreira, voltou do intervalo com duas substituições: Danilo no lugar de Danilo Barbosa e Patrick de Paula no lugar de Felipe Melo. Do lado são-paulino, Hernán Crespo tirou o atacante Pablo e colocou Luciano.

O São Paulo era melhor após a entrada de seu camisa 11, e o Palmeiras não conseguia imprimir seu estilo de jogo em transição rápida e velocidade. Abel mexeu mais três vezes, colocando em campo Wesley, Gabriel Menino e Gustavo Scarpa. Crespo tirou Luan, que sentiu a coxa, e colocou Rodrigo Nestor, e sacou Igor Gomes para explorar a velocidade de Joao Rojas contra um Palmeiras que começava a dar espaços em sua forte defesa.

Aos 32 minutos, Rojas encontrou um belo passe para Nestor, que acelerou pelo lado esquerdo e cruzou nos pés de Luciano, que apenas empurrou para o fundo das redes de Weverton, e encaminhava o título para a equipe Tricolor. Após o segundo gol, os mandantes quase fizeram o terceiro com Gabriel Sara, mas o goleiro palmeirense realizou grande defesa. Restavam apenas alguns minutos para a torcida são-paulina soltar o grito que estava instalado na garganta há quase nove anos.

O árbitro Raphael Claus apitou o fim da partida, trazendo a alegria e a paz para os lados do Morumbi após anos de sofrimento: o São Paulo é o grande campeão do Campeonato Paulista de 2021!

São Paulo
Atletas do São Paulo com a taça do Paulistão. | Foto: São Paulo FC.

Foram 16 anos sem conquistar o Paulista e quase nove anos sem levantar nenhuma taça, e esse dolorido jejum para a torcida tricolor se encerrou na tarde de ontem. Com muita festa dentro e fora do estádio, o grito de alegria, euforia, alívio ecoou pela cidade de São Paulo e entre todos os são-paulinos espalhados pelo mundo, que aguardaram muito tempo por este momento. Comemore torcedor tricolor, o São Paulo, de Hernán Crespo, é o grande campeão do Paulistão de 2021.

São Paulo paulistão
Hernán Crespo com a taça do Paulistão. | Foto: SPFC.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

_______________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas