Patrick de Paula, saiba mais sobre a revelação do Palmeiras Patrick de Paula, saiba mais sobre a revelação do Palmeiras
Menu & Busca
Patrick de Paula, saiba mais sobre a revelação do Palmeiras

Patrick de Paula, saiba mais sobre a revelação do Palmeiras

Home > Notícias > Esporte > Patrick de Paula, saiba mais sobre a revelação do Palmeiras

Nos últimos anos, o Palmeiras vem sendo protagonista no futebol brasileiro graças a um planejamento organizado e um forte patrocínio da empresa de crédito financeiro Crefisa. Ao todo, o clube foi campeão da Copa do Brasil em 2015 e bicampeão brasileiro nos anos de 2016 e 2018, além do recente título do Campeonato Paulista conquistado no último sábado (8). Com muito dinheiro em caixa, a equipe paulista contratou 77 jogadores no total, gastando mais de 200 milhões de reais em contratações.

Apesar do investimento ter dado bons resultados, muitos jogadores revelados nas categorias de base do clube alviverde não tiveram espaço diante de elencos recheados de jogadores contratados a peso de ouro pela equipe. O ponta Artur, hoje jogador do Red Bull Bragantino, rendeu 5,5 milhões de euros ao time, mas atuou em apenas 6 partidas.

Capitão da seleção brasileira no título do Sul-Americano sub-17 em 2017, o zagueiro Vitão foi vendido ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, sem ao menos estrear pelo clube. A mesma coisa aconteceu com o atacante Fernando, que também foi para o time ucraniano com apenas 1 jogo pelo Palmeiras.

Outros jogadores que merecem ser citados são o goleiro Daniel Fuzato, atualmente na Roma, o lateral Luan Cândido, hoje no RB Bragantino, mas que pertence ao Leipzig, da Alemanha, e o meia Vitinho, que passou pela base do gigante Barcelona.

Com a chegada do experiente treinador Vanderlei Luxemburgo neste ano, o Palmeiras passou a utilizar mais atletas da base em seu time principal. Ao todo, 8 atletas oriundos da base alviverde compõem o elenco da equipe na atual temporada, alguns jogando regularmente e obtendo grande destaque. Um desse jovens é o volante Patrick de Paula, de apenas 20 anos.

Patrick de Paula

Nascido no Rio de Janeiro, na região de Santa Margarida, zona oeste da capital carioca, a joia apareceu para o futebol ao disputar a Taça das Favelas, em 2017, pelo time Cara Virada, equipe de um projeto social do bairro.

Com 18 anos na época, Patrick logo apresentou todo seu talento e despertou o interesse de diversos olheiros que acompanharam a competição. Pouco tempo depois, o atleta foi integrado a base do Palmeiras. O volante ainda quase jogou no Botafogo anos antes, quando foi aprovado para o time sub-13, mas não ficou por questões financeiras e falta de apoio do clube.

Patrick de Paula
Patrick de Paula na época que atuava no Cara Virada, equipe da região de Santa Margarida no Rio de Janeiro. | Foto: Twitter/@joãoabel.

Destaque do Palmeiras

Patrick chegou ao Palmeiras como uma meia avançado, mas logo, pelo seu porte físico e qualidade na marcação, foi recuado até a posição de volante. Na sua temporada de estreia, o jovem foi campeão do Paulista sub-20, da Copa Rio Grande do Sul e do Brasileirão da categoria, todos atuando como titular e marcando 6 gols no total.

Em 2019, ele conquistou a Copa do Brasil sub-20, foi vice-campeão brasileiro sendo derrotado pelo Flamengo, alcançou o bicampeonato paulista e participou da fraca campanha do clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em junho do mesmo ano, Patrick foi convidado a participar de alguns treinos da seleção brasileira principal na Granja Comary.

Subiu para os profissionais este ano e se juntou ao elenco profissional na pré-temporada realizada em Orlando, nos Estados Unidos. Começou atuando como titular e ajudou a equipe a conquistar o título do Torneio da Flórida. Sua estreia como profissional foi dia 26 de janeiro em um clássico contra o São Paulo, onde o volante entrou no lugar do talentoso Gabriel Menino no 2º tempo. Após essa partida, Patrick entrou em apenas mais 3 jogos e foi titular em 2, contra o Mirassol e a Ferroviária, pelo Campeonato Paulista.

Porém, após a volta das partidas depois da parada por conta da pandemia da Covid-19, o técnico Vanderlei Luxemburgo deu mais espaço ao garoto, colocando-o no time titular ao lado do jovem Gabriel Menino. Rapidamente, Patrick de Paula assumiu o comando do meio-campo da equipe alviverde e virou peça fundamental do clube.

Seu primeiro gol como profissional foi na semifinal do Campeonato Paulista, um chute de fora da área que contou com o desvio da defesa e garantiu a classificação do Palmeiras à final do torneio. Após dois empates, a decisão foi resolvida nos pênaltis e Patrick pediu aos seus colegas para bater a última cobrança. Resultado: uma bela cobrança e título garantido ao time da Barra Funda.

Palmeiras
Joia Patrick de Paula com a taça do Campeonato Paulista de 2020. | Foto: Cesar Greco/Agência Palmeiras.

Características do jogador

Patrick é um volante de muita força física e boa marcação. O jogador tem ótima saída de bola, um grande talento para bater faltas e um belo chute de médias e longas distâncias, o que resultou no seu 1º gol como profissional.

Para proteger a sua joia do interesse de grandes clubes europeus, como Atlético de Madri e Internazionale que já estão de olho no atleta, o Palmeiras renovou o seu contrato até 2024 já em março.

Com apenas 20 anos, a promessa alviverde promete evoluir ainda mais e entregar grandes atuações pela equipe alviverde por muitos anos e, um dia, chegar a ser convocado pela seleção brasileira.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

________________________________
Por Victor Franco – Fala! PUC

Tags mais acessadas