Menu & Busca
Para o Fim de Semana: Festival das Flores e Aniversário de Buda na Liberdade

Para o Fim de Semana: Festival das Flores e Aniversário de Buda na Liberdade


Se você se interessa pela cultura oriental, o Fala! te indica uma opção interessante para este fim de semana: O Festival das Flores – “50º Hanamatsuri comemora o nascimento do Buda Shakyamuni”.
A festa é uma realização conjunta da Federação das Escolas Budistas do Brasil com a Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL).

postes-do-bairro-da-liberdade
Fonte: www.artigonal.com.

 

A celebração ocorre nos dias 4 à 9 de abril, na Rua Galvão Bueno – Praça da Liberdade, ao lado da estação Liberdade do Metrô. Entre segunda e sexta, acontece a Oferenda do chá adocicado, das 10h às 16h.

Aqueles que pretendem prestar homenagem, dirigem-se até o altar de flores e, numa concha, recolhem o chá adocicado que é derramado sobre a cabeça de Buda. Este movimento é feito três vezes enquanto se fazem pedidos e agradecimentos ao Buda. Depois, um copinho desse chá é oferecido ao público pelos organizadores (chá bem gostosinho, garanto).

No sabádo (09/04), para comemorar o aniversário, ocorrerá o tradicional cortejo do elefante branco, das 10h às 13h. O evento costuma trazer para a Liberdade não só os budistas, mas também o público em geral.

O nascimento do Buda ocorreu há aproximadamente 2500 anos a.C, no nordeste da Índia. Seu nome, quando criança, era Sidarta Gautama. Sidarta era filho do rei Sudodana e da rainha Maya. De acordo com a lenda, certa noite a rainha Maya sonhou com um elefante branco que foi símbolo de bom presságio, pois assim, entenderam que, em breve, a rainha conceberia um filho. Portanto, o elefante branco é o mensageiro do nascimento de buda, e geralmente é incluído em comemorações budistas.

50o_Hanamatsuri
Fonte: catracalivre.com.br

 

Por: Beatriz Mazzei e Ana Amorim – Fala!Anhembi
Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas