O movimento surgiu em 1990 na cidade de Nova York, com a realização da primeira Corrida pela Cura, uma corrida de incentivo ao combate do câncer de mama. Até hoje ela é realizada na cidade durante o mês de outubro e o nome da campanha faz referência ao símbolo do laço rosa, que foi escolhido para representar a luta contra a doença.
Mais de 50 mil casos de câncer de mama são registrados todo o ano só aqui no Brasil, sendo a doença que mais mata no país.
Apesar de todos os anos terem campanhas para que as mulheres se auto examinem, muitas delas ainda apresentam uma resistência em se tocar e fazer o exame. Por esse motivo, nesse mês, houve uma grande mobilização através de campanhas publicitárias e eventos de conscientização.
Uma coisa que pouca gente sabe, é que os homens também podem contrair a doença. O sexo masculino participa das campanhas contra o câncer, mas não divulgam que 20% da população masculina tem ou já teve a doença.
Nesse ano de 2015, campanhas como a da Avon fizeram parte dessa luta. A campanha conta com a participação da vocalista da Banda Uó, Candy Mel, estreando um tutorial de maquiagem com a hashtag #EuUsoAssim. Candy é a segunda mulher transexual a se tornar garota propaganda de uma marca de cosméticos. Confira o vídeo:
A 99 Taxi, a Hope e a Asics também mudaram sua forma para conscientizar as mulheres. Todas elas contam com o logo rosa, mostrando apoio a causa:
Em Jundiaí, cidade no interior de São Paulo, a prefeitura deixou toda a frota dos ônibus rosa.
A bateria Cásper Líbero também mudou seu logo para rosa.
E, para finalizar, esse ano o Fantástico promoveu uma campanha esplêndida. Em comemoração aos 20 anos do combate a luta contra o câncer de mama, atores, atrizes, cantores e esportistas foram chamados para um ensaio fotográfico com o símbolo mundial da campanha. Antes dos convidados tirarem as fotos, a diretora Meran Vargens, sentou para uma conversa para saber o que eles pensavam e quais as experiências dos respectivos convidados tiveram. Cada um contou um pouco sobre suas experiências com parentes e amigos que já tiveram a doença e, no final da conversa, a diretora revelou que ela teve câncer, mas que está curada. Todos se emocionaram ao vê-la sem os seios.
https://www.youtube.com/watch?v=2kz3rEPQrl4
Esse tipo de campanha é uma das milhares que existem nessa luta. O autoexame é importante. Não hesite.
Por: Jamileh Hazbun e Bia Martins – Fala!Cásper
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