Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca

Outubro Rosa – Relembre algumas campanhas e ações que marcaram o mês

O movimento surgiu em 1990 na cidade de Nova York, com a realização da primeira Corrida pela Cura, uma corrida de incentivo ao combate do câncer de mama. Até hoje ela é realizada na cidade durante o mês de outubro e o nome da campanha faz referência ao símbolo do laço rosa, que foi escolhido para representar a luta contra a doença.

Mais de 50 mil casos de câncer de mama são registrados todo o ano só aqui no Brasil, sendo a doença que mais mata no país.
Apesar de todos os anos terem campanhas para que as mulheres se auto examinem, muitas delas ainda apresentam uma resistência em se tocar e fazer o exame. Por esse motivo, nesse mês, houve uma grande mobilização através de campanhas publicitárias e eventos de conscientização.

Uma coisa que pouca gente sabe, é que os homens também podem contrair a doença. O sexo masculino participa das campanhas contra o câncer, mas não divulgam que 20% da população masculina tem ou já teve a doença.

Nesse ano de 2015, campanhas como a da Avon fizeram parte dessa luta. A campanha conta com a participação da vocalista da Banda Uó, Candy Mel, estreando um tutorial de maquiagem com a hashtag #EuUsoAssim. Candy é a segunda mulher transexual a se tornar garota propaganda de uma marca de cosméticos. Confira o vídeo:

A 99 Taxi, a Hope e a Asics também mudaram sua forma para conscientizar as mulheres. Todas elas contam com o logo rosa, mostrando apoio a causa:

12083752_891811604231945_1328159278_n

12165513_891811600898612_756723197_o

12166871_891811594231946_457402228_n

Em Jundiaí, cidade no interior de São Paulo, a prefeitura deixou toda a frota dos ônibus rosa.

12166721_1153253898035574_1375280677_n

A bateria Cásper Líbero também mudou seu logo para rosa.

12167620_891811660898606_1201982662_n

E, para finalizar, esse ano o Fantástico promoveu uma campanha esplêndida. Em comemoração aos 20 anos do combate a luta contra o câncer de mama, atores, atrizes, cantores e esportistas foram chamados para um ensaio fotográfico com o símbolo mundial da campanha. Antes dos convidados tirarem as fotos, a diretora Meran Vargens, sentou para uma conversa para saber o que eles pensavam e quais as experiências dos respectivos convidados tiveram. Cada um contou um pouco sobre suas experiências com parentes e amigos que já tiveram a doença e, no final da conversa, a diretora revelou que ela teve câncer, mas que está curada. Todos se emocionaram ao vê-la sem os seios.

https://www.youtube.com/watch?v=2kz3rEPQrl4

Esse tipo de campanha é uma das milhares que existem nessa luta. O autoexame é importante. Não hesite.

Por: Jamileh Hazbun e Bia Martins – Fala!Cásper

0 Comentários

Tags mais acessadas